SóSamba | 25/02/2014

Evaristo será velado na UESP

São Paulo, 25 de Fevereiro de 2014 - Morreu na madrugada desta terça-feira (25/02), aos 82 anos, o radialista, sambista, parceiro e amigo Evaristo Carvalho, Evaristo passava por tratamento de hemodiálise.

O corpo de Evaristo Carvalho será velado a partir das 15h, na sede da UESP, na Rua Rui Barbosa, 588 - Bela Vista. O sepultamento será nesta quarta-feira (26/02) pela manhã, no Cemitério Nova Cachoeirinha, onde está enterrada também sua companheira Dinorá, falecida em 2012.

No último domingo passou mal e foi internado, Evaristo partiu por volta das 4h, em um pronto socorro da Zona Norte. Em breve passaremos mais detalhes.

Evaristo, muito conhecido no mundo do samba, comandou o programa Rede Nacional do Samba por mais de três décadas.

Despedida da 105FM e dos correspondentes da Rede Nacional do Samba

 

Envie sua homenagem para equipe@sosamba.com.br

 


Mensagens


___________________________________________

Alô Bateria

Um pouco mais de 40 e um pouco menos de 50 anos. É o tempo em que conheci Evaristo Carvalho. O Desfile do Carnaval ainda era na Avenida São João e desembocava no Vale do Anhangabaú. Depois passou para a Avenida Tiradentes, época de esplendor do Carnaval Paulistano. Evaristo sempre foi um trabalhador incansável no mundo do samba. frequentava todas as quadras, conhecia por dentro e por fora esse mundo de altos e baixos, de bons e maus momentos, de muita arte e de muitas mazelas também.

A secetária eletrônica do seus telefone já anunciava com quem se ia falar: "Alô Bateria" e um toque inconfundível de batuque, de samba. Nunca se recusou a um comentário, nunca deixou de responder a uma ligação, nunca deixou de ouvir e discutir qualquer possibilidade de divulgar o samba. E nunca desistiu do samba. Ele gostava do mundo do samba, mas o que o deixava maravilhado eram aqueles detalhes, pequenas coisas que encontrava aqui e ali dentro das quadras.

Certa vez, acompanhando uma disputa de samba enredo ao seu lado, elogiei um concorrente. Ele disse: "Não emplaca" . Perguntei por que? Ele respondeu: "É o refrão, do meio pra frente cai, não pode, tem de subir. Refrão tem de subir". Nunca tive ouvido ou conhecimento para avaliar um comentário desse. Mas, como ele previu, o samba não emplacou.

Sozinho, com muita luta, Evaristo criou a Rede Nacional do Samba há mais de 30 anos onde num trabalho de muito custo e sacrifício acompanhou a produção do samba em todo lugar do país onde houvesse um amigo, um correspondente, que pudesse ouvir alguém, comentar a situação local das escolas, gravar com ele, como gostava de dizer.

Querido e respeitado no mundo do samba, acompanhava de perto a evolução das escolas do Rio, que frequentava sempre que podia. Não perdia desfile das principais escolas cariocas. E entrevistou quase todo mundo que importa no mundo do samba. Cobria, todo ano, o Carnaval de Parintins, no Amazonas. Os festejos folclóricos do Bumbódromo. Fez revista de Carnaval de Salvador, comentou desfile de São Paulo pela televisão, esteve envolvido em tudo no mundo do samba em toda a sua vida.

Há mais de dez anos criamos a parceria do Portal Só Samba com a Rede Nacioanl do Samba, onde reproduzimos seus programas semanais e mantivemos uma amizade tranquila, respeitosa e cordial.

Evaristo Carvalho foi em primeiro lugar um sambista, porque sambista não é só quem canta, dança e toca. É também quem vive no meio do samba, defende o samba, divulga o samba, trabalha por ele, como fez o Evaristo. Sempre. Dando voltas em cada dificuldade como um passista e sem atravessar o samba. Quando alguém deixava essa confusão daqui pra ver tudo de outra perspectiva, como ele faz agora, ele perguntava: "Subiu? Fulano Subiu?"

Sim, o Evaristo subiu.Deixa registros da história do samba que ele ajudou a construir, parentes, e muitos amigos.Eu entre eles. Alô Bateria!!!.

Zelão Rodrigues

___________________________________________

O Samba está em luto!!!
Hoje infelizmente perdemos o
Nosso Papa do Samba,
Evaristo de Carvalho
Que tanto lutou pelo samba,
Sua voz ecoava nos 4 cantos,
Sempre defendendo essa bandeira.

Evaristo,
Como vc sempre dizia:
Eu sou um sambista,
E não um sambeiro,
Que suas palavras fiquem
Em nossos corações para sempre!!!

Tulia Yamamoto

___________________________________________

Esse homem, Sr Evaristo, que tanto fez suas aparições na quadra do nosso Camisa Verde agora vai encontrar a Dinorá. Com certeza ele vai feliz e realizado. Nos deixa uma saudade grande mas a certeza de que fez tudo o que poderia pelo samba de São Paulo.
Vai com Deus Sr Evaristo.

Pank CVB
___________________________________________

A manchete de hoje é triste para o mundo do samba

Querido amigo e parceiro Evaristo Carvalho, hoje seria um dia de correria, você me cobrando credencial, selo de estacionamento, chave da cabine, etc.

Agradeço muito por essa parceria, que durou mais de uma década. Perdemos um grande sábio do samba. Não só eu, como muita gente aprendeu muito com o mestre. Vamos sentir sua falta Evaristo. Obrigado por tudo, descanse em paz e até um dia.

Edson Rodrigues

___________________________________________

Tive o prazer de conhecer o Evaristo na quadra do Camisa Verde e Branco, fiquei emocionado de conversar com ele.
Um grande baluarte do nosso samba que sempre tinha um carinho por todas escolas de samba e pelo nossa cultura.
Participava sempre que podia do seu programa para pode falar com ele e aprender sobre o carnaval e o sobre nosso samba. Uma vez participei e ganhei uma camisa da minha querida Portela que tenho até hoje.
Fui nascido e criado no Peruche frequentei e desfilei muitos anos na  escola do meu coração, sempre via o Evaristo na nossa quadra.
Fica a lembrança de sempre ver o Evaristo e a sua esposa Dinorá nos domingos na feira da rua Santa Eudóxia no Peruche ele sempre com sorriso no rosto .
Se for sambista basta usar o coração
Se for sambeiro aí complica.
Silêncio de um minuto...
Sambista foi mais foi sorrindo.

Alexperuche

___________________________________________ 


Partiu Evaristo Carvalho, às vésperas da maior festa do samba de todo o universo. Será essa uma homenagem preparada por Deus? Temos certeza que sua entrada nos céus será apoteótica. Sentiremos muitas saudades, mas jamais nos esqueceremos do irmão, do homem e do profissional que sempre foi. Evaristo em tudo que fez pelo samba colocou amor em quantidade só comparável ao amor que nutria pela sua saudosa esposa Dinorah. Eu e Doraci, minha esposa, fomos mais próximos de Evaristo e Dinorah entre 1992 e 1995, quando lançamos em Salvador a Revista Bahia, Verão e Folia, ele o editor e eu o publisher. BVF foi um grande sucesso, lembrado até hoje, devido ao incansável e competente trabalho do jornalista Evaristo Carvalho. A revista iniciou o processo de divulgação do maravilhoso Carnaval Bahiano, em todos os cantos da terra. Hoje, os céus estão em festa. Boa viagem irmão Evaristo. Dê um beijo por nós em Dinorah. Carlos Roberto Rodrigues e Doraci Rodrigues - DKK COMUNICAÇÃO.

___________________________________________

Estamos de luto pela perda de nosso GRANDE AMIGO e MESTRE - EVARISTO CARVALHO. Nossa saudade e nossa satisfação por ter tido o prazer de tê-lo como mestre, sua companhia ficará eterna em nossos corações. Aprendemos muito com sua humildade, seu carinho e sua determinação pelo samba. O carnaval está aí para comemorar e homenagear com MUITA ALEGRIA este anjo que nos deixa na terra, mas que estará sempre em nossos corações. Partindo para estar eternamente ao lado de sua sempre amada - DINORAH. FIQUEM COM DEUS! Saudds.

Gilmar Souza

___________________________________________

 
Últimas notícias de São Paulo
05/03/2014 | Missa do Evaristo Carvalho
25/02/2014 | Evaristo será velado na UESP
25/02/2014 | Morre Evaristo Carvalho
30/01/2014 | UESP vai eleger Corte 2014
15/01/2014 | SP elege Corte nesta 5ªF
Últimas notícias de Caia no Samba
04/02/2015 | Final do Samba de Quadra
22/01/2015 | Samba do Imperator
03/12/2013 | "12:30 em Ponto” recebe Império
30/11/2013 | São Paulo festeja Dia do Samba
30/11/2013 | Seminário discute carnaval de rua
SOSAMBA.COM.BR | COPYRIGHT © 2010 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS