- quinta, 21 de novembro de 2024
São Paulo, 22 de Abril de 2010 - O samba tradicional das rodas do bairro Patrimônio, que há 60 anos deram origem ao carnaval de Uberlândia começa a tomar forma profissional. A Velha guarda da Tabajara realiza, a partir da semana que vem, shows em BH e São Paulo.
Entre as cores da cultura de Uberlândia, uma vem ganhando tons mais fortes. O samba tradicional das rodas do bairro Patrimônio, que há 60 anos deram origem ao carnaval da cidade, começa a se profissionalizar-se. Como consequência da produção de um CD e um livro sobre as velhas guardas da cidade, lançados no ano passado, o grupo musical formado pelos pioneiros sambistas da escola de samba Tabajara irá circular por Belo Horizonte e São Paulo, apresentando um pedaço da história cultural de Uberlândia.
Na próxima semana, o grupo embarca para a capital do Estado, para se apresentar, no domingo, ao lado de outros grupos de velha guarda, como Meninas de Sinhá (MG), Renegado (MG) e Cidade Negra (RJ), na praça do Alto Vera Cruz. No outro fim de semana, em 1º e 2 de maio, os shows dos uberlandenses serão no Sesc Santana, na capital paulista, com a presença das velhas guardas da Camisa Verde e Branco (SP), Portela (RJ) e Protegidos da Princesa (SC)
Farão parte dos shows o Mestre Bolinho e cinco “garotas” que fazem parte da história do samba desde a década de 1950 – As meninas - Marlene Fátima Mendonça, 60 anos, Maria das Graças Oliveira Mendonça, 56, Maria Helena Viana, 75 anos, Benedita Pereira de Oliveira, 76,
E Maria Joana da Costa, 80 - a mais idosa do grupo tem 07 filhos, 24 netos e 27 bisnetos na escola. Maria Joana era proibida pelo marido de participar da escola, após sua separação caiu no samba
Mestre Bolinho, 69 – Um dos fundadores da escola, Mestre Bolinho se diz um “avô” da Tabajara, aos quase 70 anos se orgulha pelo grupo, pelo espaço e pelo respeito conquistado no mundo do Samba pela Velha Guarda.
Shows da Velha Guarda da Tabajaras
Domingo (25/4, às 15h, na praça do Alto Vera Cruz - Belo Horizonte
Sábado (01/05) às 21h, e 2/5, às 19h30, no Sesc Santana - São Paulo