- segunda, 25 de novembro de 2024
Junto ao nascer do sol, às 6h50, a Águia de Ouro entrou no sambódromo peara finalizar o primeiro dia de desfiles do Carnaval de São Paulo. A última escola do Grupo Especial, entre as sete de sexta-feira, homenageou o cantor e compositor João Nogueira, e o fez com o sentimento de missão cumprida. Tal qual está no enredo: “Minha Missão: o canto do povo. João Nogueira”.
Para uma sequência de enredos que abriu com homenagem a Beth Carvalho, passando por Mario Lago, os carros da Águia contaram corretamente o que representam as músicas mais famosas de João Nogueira, a escola de samba preferida desse carioca do peito, a Portela, o bloco Clube do Samba, que ele fundou, e até o santo da sua devoção, São Jorge.
Destaque maior entre todos os demais, Diogo Nogueira, filho de João e marido da rainha da escola, Milene Nogueira, extravasou toda sua emoção quando perguntado qual o sentimento quando lhe contaram que seu pai seria tema de um samba-enredo. Diogo disse que, a princípio, não acreditou. “Emoção mesmo eu só tô sentindo agora. Não imaginava o tamanho dessa homenagem, o quanto representava.”
Tudo muito lírico e místico: “Bole que bole no som dos tantãs / Me leva na fé São Jorge guerreiro / Quebra no balacochê do Cavaco / Clareia meus passos, São Sebastião / Aplausos para um gênio brasileiro / Águia de Ouro é samba, amor e tradição”.
Nino Prata, com informações da SPTuris