13/11/2008
Alerj aprova carnaval fora de época
São Paulo, 13 de Novembro de 2008 - A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (11/11), por 38 votos a criação do carnaval fora de época na cidade, derrubando o veto do governador Sérgio Cabral. O evento será realizado todos os anos durante três dias de um final de semana de julho, na Praça da Apoteose, e ficará sob a responsabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).
A idéia é repetir o espetáculo com os grupos de Acesso A e Especial de olho nos turistas que estarão de férias. Durante três dias consecutivos, a Riotur, a Associação das Escolas de Samba e a Liesa, promoveriam desfiles a preços populares no Sambódromo com a arquibancada custando R$ 1,00. O projeto prevê a realização de convênio com empresas privadas, que custeariam o carnaval extra.
Segundo Dionísio Lins, autor do projeto, os cariocas não têm uma festa importante no meio do ano. "Além de fomentar o turismo, geraria emprego e receita para a cidade". Para Jorge Castanheira, presidente da Liesa, as agremiações temem não ter tempo ou recursos suficientes para produzir mais de um espetáculo por ano.