- domingo, 24 de novembro de 2024
São Paulo, 10 de Janeiro de 2010 - O carnaval de rua do Rio de Janeiro, que movimenta cerca de 2,5 milhões de foliões, segundo estimativas da Prefeitura do Rio, está com a infra-estrutura montada e já conta com um patrocinador oficial para 2010, segundo informou a Riotur. A Dream Factory venceu a licitação para planejar, montar e organizar o Carnaval de rua do Rio neste ano. Concorream mais de trinta empresas, mas, segundo a Riotur, ela foi a única a apresentar um projeto completo e que atendia aos pré-requisitos estabelecidos no documento. A patrocinadora será a Ambev, com a cerveja Antarctica.
Em entrevista concedida na sexta-feira (08/01), o secretário Especial de Turismo do Rio e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, informou que o patrocínio ao carnaval de rua irá representar uma economia de R$ 5 milhões aos cofres da Prefeitura. "O objetivo é melhorar a estrutura para o folião e também para quem não curte a festa, sem tirar a espontaneidade do carnaval de rua carioca. Ficamos felizes com o crescimento do carnaval e queremos dar mais apoio e infraestrutura para este grande evento", disse Antonio Pedro.
Também presente, Jean Jereissati, Diretor da Ambev para o Rio de Janeiro, se disse honrado com a oportunidade de patrocinar o evento: " Nosso objetivo não é aumentar as vendas da cerveja, mas sim reforçar a presença da marca e conquistar o consumidor".
Segundo Luzia Canepa, diretora de Planejamento da Dream Factory, o projeto foi elaborado com base numa pesquisa realizada pela empresa, em que se constatou que o carioca quer que o carnaval de rua resgate as tradições antigas e rechaça qualquer tentativa de padronização: "O folião quer, principalmente, que a festa não perca sua espontaneidade", disse ela.
O projeto da Dream Factory supera as exigências do caderno de encargos, oferecendo 4 mil banheiros químicos - 800 a mais que o estabelecido no documento e quatro vezes superior ao colocado pela Prefeitura no carnaval passado. O projeto prevê 500 diárias de controladores de tráfego; 500 faixas e 150 galhardetes de sinalização de trânsito; 80 diárias de UTI móvel e a publicação de 600 mil exemplares de um guia com o roteiro dos blocos, que serão distribuídos pela Riotur nos postos de informação turística, hotéis, restaurantes e aeroportos, com a ajuda de entidades de classe como SindRio e ABIH. A empresa irá se encarregar também da produção, desenho, confecção, instalação, montagem, locação de materiais e equipamentos, bem como manutenção e remoção dos mesmos, e de toda a infraestrutura necessária para a realização do carnaval de rua de 2010, de acordo com projeto e cronograma estabelecidos pela Riotur.
Luzia Canepa apresentou ainda a logomarca do carnaval de rua, que será exibida também na decoração da Avenida Rio Branco. Criada pela agência Rio 360º, do empresário Gaetano Lops, a logomarca não faz alusão ao patrocinador, conforme exigência do caderno de encargos.
A oferta de serviços públicos ficará por conta da Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde e de Ordem Pública, Comlurb, Guarda Municipal e CET-Rio. Os percursos dos desfiles dos blocos serão fornecidos pela Riotur, após a emissão das autorizações finais. Da mesma forma, a Riotur também irá estabelecer os locais onde serão instalados os banheiros químicos e definir a distribuição dos controladores de trânsito. O público estimado em todos os blocos da cidade é 2,5 milhões de foliões.
Os ambulantes cadastrados pela SEOP irão receber um crachá de identificação e um kit de trabalho, com isopor para armazenamento de alimentos e bebidas, guarda sol, boné e colete. Isso, no entanto, não impedirá que sejam vendidas cervejas de outras marcas. Atendendo a um pedido de organizadores de blocos, não será permitida a entrada de vendedores empurrando carrinhos dentro da área de desfile.
Antonio Pedro pede a colaboração de todos os foliões para que a cidade possa receber com alegria e descontração esta grande festa. "É importante que as pessoas utilizem adequadamente os banheiros químicos. Ano passado, depredaram metade dos banheiros colocados à disposição. Não adianta só aumentar o número de banheiros sem que a população faça a sua parte", disse o presidente da Riotur.
Rita Fernandes, presidente da Sebastiana (liga que reúne alguns dos maiores blocos da Zona Sul e Centro) esteve presente à coletiva e ficou satisfeita com a apresentação: "Vejo de forma muito positiva a ação da Prefeitura e da Riotur de terceirizar a infraestrutura do carnaval de rua. Tenho certeza de que o carnaval 2010 vai ser o melhor de todos: teremos um espaço urbano mais organizado, além de uma festa mais tranquila e segura, sem perder sua principal característica, que é a alegria.