21/11/2008
Beija-Flor mostra sua historia em museu
A escola de samba Beija Flor de Nilópolis cria museu do samba para mostrar os 60 anos de lutas e glórias da agremiação. O Centro de Memórias Beija-Flor de Nilópolis deverá abrir suas portas ao público em julho de 2009, com salas de exposição e de pesquisa.
O prédio será construído em um espaço anexo ao parque aquático da quadra. Além de salas para exposição de fantasias e adereços restaurados no barracão, os visitantes poderão ouvir sambas, assistir vídeos de desfiles e conhecer a história de componentes considerados importantes pela agremiação. Fotografias e reportagens de jornais e revistas serão reproduzidas em um ambiente virtual.
O projeto prevê a instalação de biblioteca destinada à história do carnaval e de salas de estudo para alunos e pesquisadores.
Segundo Selminha Sorriso, coordenadora do projeto, a idéia surgiu há dois anos, durante conversa informal entre ela e Ubiratan Silva, um dos membros da Comissão de Carnaval da escola e decidiram juntar o que ainda não se perdeu com o tempo.