- quarta, 04 de dezembro de 2024
São Paulo, 06 de Fevereiro de 2015 - A ABASP - Associação de Bandas Carnavalescas de São Paulo - Bandas/Blocos oficiais de carnaval de Rua da cidade, este ano, tem 12 Blocos/Bandas filiados e desfilarão, entre os dias 31 de janeiro e 16 de fevereiro bairros da cidade.
Programação
Banda Grande Família
Desfilou no dia 31 de janeiro pelo bairro de Lauzane Paulista, na Zona Norte de São Paulo, com o tema "Deixa a vida me levar (Vida leva eu)". A Banda Grande Família, nasceu no ano de 1981, por iniciativa de um grupo de amigos carnavalescos. Todos os anos, a banda desfila sem confete e sem serpentina, para não sujar as ruas, mas com muita alegria e gente bonita movida a muita cerveja.
Banda Bantantã
Data: Sexta-feira (06/02) a partir das 16h.
Concentração: Av. Waldemar Ferreira com Desembargador Armando Fairbanks - Butantã.
Desfile: 21h
Tema: " Cobra Mandada Querendo Morder Meu Calcanhar "
Percurso: O bloco dá três voltas - 1ª volta: Armando Fairbanks, Av. Vital Brasil, Rua Estevão Lopes, Rua Gaspar Moreira, Praça Monte Castelo, retornando para Av. Waldemar Ferreira com Desembargador Armando Fairbanks. 2ª e 3ª voltas - Av. Waldemar Ferreira com Desembargador Armando Fairbanks, Av. Vital Brasil, Rua Catequese, Rua Pirajussara retornando para Av. Waldemar Ferreira com Desembargador Armando Fairbanks.
Fundada em 1979 por funcionários da universidade de São Paulo e frequentadores dos bares da Avenida Waldemar Ferreira (entrada da USP).
Bloco da Ressaca
Data: Sábado (07/02) a partir das 14h.
Concentração: Largo do Cambuci - Cambuci
Desfile: 16h30
Tema: Sem eira nem beira, de Ressaca na Cantareira!!
Percurso: Largo do Cambuci, Rua Luís Gama, Cesário Ramalho, Rua Barão de Jaguara, Rua Silveira da Mota, Rua dos Alpes, Rua Jerônimo de Albuquerque, Rua Barão de Jaguara, Rua Silveira da Mota e Rua Luís Gama (dispersão).
O Ressaca nasceu em 1984, fundado por um grupo de amigos, que frequentavam o Restaurante Javali, tradicional ponto de encontro do Bairro do Cambuci. Desde lá, o Bloco anima as ruas do bairro, no sábado que antecede o carnaval, levando em média 5 mil pessoas as ruas.
Bloco Classe A
Data: Sábado (07/02) a partir das 12h.
Concentração: Rua Souza Lima, 295 - Barra Funda.
Desfile: 16h
Tema : Classe A - 35 anos de história.
Percurso: Rua Souza Lima, Rua Barra Funda, Rua Brigadeiro Galvão, Rua Conselheiro Brotero, Rua Vitorino Carmilo e Rua Souza Lima.
Na década de 70, após perder o espaço de lazer (Praça Marechal Deodoro), onde aconteciam torneios de futebol, a rapaziada resolveu fundar o time Classe A da Barra Funda. Em dezembro de 1979, como toda a rapaziada pertencia a Escola de Samba Camisa Verde e Branco, fortaleceu-se a ideia de formar o bloco carnavalesco.
Bloco Barracão Folia
Data: Sábado (07/02) a partir das 11h.
Concentração: Rua Diana, 100 - Pompeia.
Desfile: 16h
Tema: Palmeiras 100 Anos de histórias.
Percurso: Rua Diana virando à esquerda na Rua Turiaçu, depois vai entrar à esquerda na Rua Caraíbas, seguindo por dois quarteirões até a Rua Min. Ferreira Alves, onde vai virar à esquerda, indo até a Rua Tucuna para virar à esquerda, e seguir até a Rua Venâncio Aires para virar à direita, finalizando o desfile na Rua Diana no mesmo ponto de partida, onde será realizada a cerimônia de encerramento do desfile.
O Bloco Barracão Folia foi fundado em 2003, o tradicional desfile reúne todos os anos foliões de diversas partes da cidade e tem sua maior concentração nas comunidades da Barra Funda e Vila Pompéia.
Banda Grone´s
Data: Domingo (08/02) as 14h.
Concentração: Rua Eduardo Vicente Nasser, 354 - Tremembé
Desfile: 16h
Tema: Eduardo Joaquim de Oliveira - “Rei dos bailes SP”
Percurso: Rua Eduardo Vicente Nasser, partindo depois para a Reverendo George Michel Atlas, Rua Alcindo Bueno, Rua Padre Leopoldo Brentano, Rua dos Mártires Armênios e Rua Reverendo George Michel Atlas e finalmente de volta à Rua Eduardo Vicente Nasser.
O Grêmio Cultural e Esportivo Grone's foi fundado em 01 de Julho de 1996 no bairro do Jardim Tremembé, Zona Norte de São Paulo, este ano completa18 anos de desfile nas ruas do bairro Palmas do Tremembé.
Banda do Fuxico
Data: Domingo (08/02) a partir das 10h.
Concentração: Largo do Arouche, 88/96 - República
Desfile: 18h
Tema: Tema: 15 Anos de Alegria. Venha debutar nesta Folia.
Percurso: Largo do Arouche, Av. Dr. Vieira de Carvalho, Praça da República, Av. São Luiz, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Rua Rego Freitas, finalizando no Largo do Arouche.
A Banda do Fuxico nasceu em 2000 com o intuito de resgatar os grandes Blocos de rua da cidade de São Paulo. Reunindo uma grande massa de foliões no Centro. O Bloco traz a alegria, para mais de vinte mil foliões. O Bloco é o primeiro oficialmente LGBT de São Paulo.
Banda Redonda
Data: Segunda-feira (09/02) a partir das 19h.
Concentração: Teatro de Arena - Rua Theodoro Baima, 94 - Consolação
Desfile: 21h
Tema: 41 anos de folia.
Percurso: Rua Theodoro Baima, Rua da Consolação, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República e Rua Theodoro Baima.
A Banda foi fundada em 12/01/1974 por atores e profissionais de teatro e cinema, a Banda Redonda, desfila todas as segundas-feiras antes do carnaval, pelas principais avenidas e ruas centrais da cidade, cantando seu hino Marcha Redonda, marchas, frevos, sambas de velhos e tradicionais Reinados de Momo.
Bloco Umes Caras Pintadas
Data: Terça-feira (10/02) a partir das 16h.
Concentração: Praça Dom Orioni com 13 de Maio - Bela Vista.
Desfile: 17h
Tema: " Mente sã em corpo são"
Percurso: Rua 13 de Maio, Viaduto Armandinho do Bixiga (embaixo), Rui Barbosa até altura da Rua Manoel Dutra, retornando para a Praça Don Orione.
O Bloco UMES Caras Pintadas é a entidade carnavalesca oficial da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo UMES/SP. O Bloco foi fundado em 1994, pela Diretoria de Cultura da entidade, com o intuito de resgatar através dos estudantes paulistanos a mais popular das manifestações culturais do nosso povo.
Banda do Candinho
Data: Quarta-feira (11/02) a partir das 18h.
Concentração: Rua Santo Antônio com a Rua Treze de Maio - Bixiga.
Desfile: 21h
Tema: Homenagem aos teatrólogos e professores de Artes Cênicas Emilio Fontana e Crys Fontana “Nunca é tarde pra ser feliz”
Percurso: Rua Santo Antônio, Rua Martinho Prado, Rua Martins Fontes, Rua da Consolação, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luiz, Viaduto 9 de Julho e Rua Santo Antônio até esquina da Rua 13 de Maio.
Fundada em 1981, composta basicamente por figuras do povo, a Banda do Candinho surgiu com a finalidade de divulgar a fase pré-carnavalesca de São Paulo. Sua tradição maior são as mulatas da noite, que se misturam ao povo em geral. Em 2014, a entidade realizará seu 33º desfile carnavalesco consecutivo.
Banda do Trem Elétrico
Data: Sexta-feira (13/02) a partir das 19h.
Concentração: Rua Augusta com a Rua Luiz Coelho - Consolação.
Desfile: 21h
Tema: “Foi Sem Querer Querendo”
Percurso: Rua Augusta, Rua Martins Fontes, Rua Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo - Teatro Municipal, depois ônibus para a quadra dos metroviários, no Tatuapé.
Fundada em 1981 por metroviários, que inicialmente reunia-se no estacionamento do metrô Jabaquara, hoje a Banda do trem Elétrico é composta por metroviários, amigos e bancários da região da Paulista e desfila pelo centro de São Paulo.
Bloco Esfarrapado
Data: Segunda-feira (16/02) a partir das 10h.
Concentração: Rua Conselheiro Carrão, 466 - Bixiga
Desfile: 13h
Tema:
Percurso: Rua Conselheiro Carrão, Rua Almirante Marques Leão, Rua Uma, Rua Rocha, Praça 14 Bis, Rua Manoel Dutra, Rua Maria José, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Rua Major Diogo, Rua Santo Antônio, Rua 13 de Maio e Rua Conselheiro Carrão.
Segundo relatos de pessoas ainda vivas e moradoras no Bixiga, o Bloco Esfarrapado surgiu no carnaval de 1947 tendo como data de fundação o dia 17 de fevereiro daquele ano. Ainda, de acordo com as narrativas, o inicio se deu na Rua Marques Leão, na porta da vila, do lado da Padaria Beliza, com um grupo de aproximadamente 30 pessoas.