16/05/2009
Brasília pede ajuda à Liesa para escolher escola
São Paulo, 16 de Maio de 2009 - O governo do Distrito Federal pediu ajuda à Liesa, a liga das escolas de samba do Rio, para ajudar na escolha da escola que cantará os 50 anos da Capital Federal. O vice-governador Paulo Otávio pede ajuda porque a escolhida vai receber patrocínio de R$ 6 milhões e há quatro escolas pretendentes a fazer o enredo de Brasília: Beija-Flor, Salgueiro, Portela e Unidos da Tijuca, quatro das cinco primeiras colocadas do ranking da Liesa.
Além de pedir à Liesa que concentre os estudos e os projetos para o enredo, o vice-governador, sugeriu também que seja escolhido um lugar para anunciar o vencedor, em data já determinada, na sexta-feira de 29 de maio.
O pedido do governador deve-se à pressão feita pelo Ministério Público e outras instituições para que haja transparência na escolha. Daí a decisão de estabelecer critérios objetivos. Só podem participar as cinco escolas mais bem colocadas no ranking da Liesa e, das cinco primeiras, a Grande Rio (terceira colocada) já anunciou seu enredo. Resta as outras quatro, e outros pretendentes estão fora da disputa.
A ajuda da Liesa é para reunir os estudos e os projetos, a escolha definitiva será do governo de Brasília. Para tanto, o vice, Paulo Otávio preside comissão constituída para analisar os projetos. Os critérios serão os de criatividade do enredo, melhor entendimento do enredo, contrapartidas oferecidas e o envolvimento da escola em projetos sociais.