São Paulo, 20 de Janeiro de 2011 - O Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos comemora o cinquentenario nesta quinta-feira (20/01). No sábado (15/01) a agremiação realizou Ação de Saúde e Cidadania para a comunidade e no domingo, o Arcebispo Dom Orani João Tempesta celebrou uma missa.
A programação desta quinta-feira, que começa as 18h, terá Missa Campal com o Padre Vagner, queima de fogos e a maior roda de samba da história do Cacique, com convidados que fizeram parte do Cinqüentenário. Entre eles, Renatinho Partideiro, Grupo Cacique, Fundo de Quintal, Bom Gosto, Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Xande Pilares, Grupo Raça, Blocos, Mauro Junior e Andrézinho.
Estarão presentes no evento, o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes, o Secretário da Riotur Antonio Pedro, os deputados Chiquinho da Mangueira e Vagner Montes, entres outras autoridades.
Fundado em 20 de janeiro de 1961, o tradicional bloco carnavalesco da Leopoldina foi tombado como Patrimônio Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, em 2010. Uma luta, que Ubirajara Felix do Nascimento, o Bira, fundador e integrante do Fundo de Quintal e presidente do Cacique de Ramos, tinha desde a década de 70.
Entre os componentes do Cacique, estão os membros do grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e.Beth Carvalho, crias do bloco, além de diversos cantores e compositores como: Almir Guineto, Jorge Aragão, Marquinhos Satã, Arlindo Cruz, Sombrinha, Jovelina Pérola Negra e Luiz Carlos da Vila.
Tradicionalmente o bloco desfila na Av. Rio Branco (concentração na esquina com a Av. Presidente Vargas) aos domingos, segundas e terças de Carnaval. A sede do Cacique de Ramos fica na Rua Uranos, 1326, em Olaria.