02/03/2007
Campeãs paulistanas estão no projeto SP Samba
São Paulo, 02 de março - Campeã e vice do grupo Especial em 2007 em São Paulo, a Mocidade Alegre e Unidos da Vila Maria estão entre as participantes do projeto SP Samba, uma parceria entre o Sebrae, a prefeitura e a Liga das Escolas de Samba de São Paulo. O objetivo é organizar os processos de uso responsável dos espaços (escolas de samba) e gerar oportunidades de trabalho e melhoria da qualidade da renda para a comunidade do samba.
O projeto começou em meados de 2003 e a Mocidade Alegre foi a primeira a aderir. E em 2004, a escola colheu o primeiro fruto. Levou o Carnaval daquele ano com o enredo `Do Além-Mar à Terra da Garoa, Salve Esta Gente Boa'. Desde que começou, o SP Samba já promoveu 355 capacitações em oito escolas de samba. São cursos como Aprender a Empreender, Juntos Somos Fortes, Oficina Sebraetec, Oficina de Artesanato, Estratégia de Marketing, Qualidade Total, Paisagismo e Cenografia.
De acordo com a coordenadora do projeto Camila Patrício, do Sebrae em São Paulo, os cursos, oficinas e capacitações foram desenvolvidos de acordo com os gargalos que as escolas apresentavam. "Na Mocidade, por exemplo, eles tinham problema de comercialização de fantasias. No final do Carnaval, sempre sobravam entre 20% ou 30% das fantasias", lembra.
O projeto trabalhou com um grupo de 30 desempregados, que passaram por cursos de capacitação em estratégia de marketing em negociação, criatividade e administração de conflitos. De 30 desempregados, a escola passou a ter 30 vendedores de fantasias, desobstruindo assim o trabalho do chefe-de-ala. O resultado foi que, em 2004, a escola conseguiu vender todas as fantasias.
Já o barracão da Unidos de Vila Maria está aberto o ano todo para turistas que queiram visitar a escola. Ela faz parte do G-5, um grupo de desenvolvimento receptivo das escolas de samba da zona norte de SP, com o apoio da SPTuris, do Sebrae e da Liga, criado dentro do SP Samba.
"É um corredor cultural do samba que se preocupa em desenvolver o turismo de maneira responsável, aproveitando o que as quadras têm de melhor", explica Camila Patrício. Integram o G5, além da Mocidade Alegre e da Unidos de Vila Maria, a Unidos do Peruche, Rosas de Ouro e X-9 Paulistana.