11/10/2005
Carnaval na Argentina vai até março
São Paulo, 19 de janeiro - Música, fantasias e muita alegria marcam o tradicional carnaval da cidade argentina de Gualeguaychú, que neste ano terá desfiles até o próximo dia 05 de março.
Mais de 800 pessoas desfilarão todos os sábados do verão austral em Gualeguaychú, uma cidade de 90 mil habitantes localizada a 220 quilômetros ao norte de Buenos Aires. Todos os anos, a cidade se transforma no epicentro do carnaval mais importante do país.
As origens desta festa da província de Entre Ríos se remontam a princípios do século XX, quando os primeiros corsos percorriam a rua central, ao redor da qual se congregavam todos seus habitantes.
Com os anos, o espaço da rua foi ficando pequeno em relação ao crescimento do carnaval e, em 1997, foi inaugurado o "corsódromo", que é o segundo em tamanho da América do Sul, com 500 metros de comprimento e capacidade para 32 mil espectadores.
Nesta temporada desfilarão as escolas Ou'Baía, do Clube de Pescadores; Kamarr, do Clube Sírio Libanês; e Papelitos, do Clube Juventude Unida.
"Os trajes são feitos com um ano de antecedência, assim como as músicas. Cada escola investe cerca de 300 mil pesos, cerca de US$ 100 mil.
Cada escola tem cerca de 270 integrantes, divididos em quatro carruagens. As músicas são tocadas ao vivo, interpretadas por uma orquestra que também faz parte do desfile.
Garotas de biquíni e jovens vestidas com roupas de plumas sobre imponentes carruagens exibem coreografias para conquistar o público e um júri integrado por personalidades da cultura argentina. (Agência EFE)