23/02/2007
Catedráticos do Ritmo vence em João Pessoa
São Paulo, 23 de fevereiro - Muita expectativa e emoção marcaram a divulgação do resultado oficial do Carnaval Tradição deste ano, na tarde desta quarta-feira (21), que teve como campeã da categoria 'Escolas de Samba', a agremiação Catedráticos do Ritmo, do Bairro do Róger, que chega assim ao seu 25º título. A apuração levantou os pontos obtidos pelos participantes dos desfiles do domingo (18) e terça-feira (20), nas categorias 'Escolas de Samba', 'Tribos Indígenas', 'Clubes de Orquestra', mais 'A La Ursas' e 'Batucadas', e ocorreu no Centro Histórico da Capital, numa realização da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da sua Fundação Cultural (Funjope).
Participaram dos desfiles do Carnaval Tradição deste ano 26 agremiações, dividas nas categorias oficiais e afins, sendo a primeira composta pelas 'Tribos Indígenas', 'Clubes de Orquestra' e 'Escolas de Samba', enquanto que a segunda incorporou 'A La Ursas' e as 'Batucadas'.
Para as tribos indígenas e os clubes de orquestra, a comissão julgadora avaliou os quesitos conjunto, fantasia, batuque, estandarte e coreografia. Já nas 'Escolas de Samba' foram observados os itens comissão de frente, bateria, fantasia, porta bandeira e mestre-sala, evolução, conjunto, samba-enredo e alegoria e adereço, enquanto que na categoria de blocos de arrasto, os jurados analisaram a fantasia, criatividade, batuque ou música, coreografia, evolução, estandarte ou bandeira, interação com a platéia e conjunto.
Emoção - Luciano Diniz, vice-presidente da Catedráticos do Ritmo, falou da alegria de ser campeão do Carnaval. "É muito emocionante conquistar um título, depois de muito trabalho e muitas noites em claro dedicadas à escola. Foi maravilhoso conseguir este título novamente, fato que já aconteceu 25 vezes (com a conquista deste ano) nesses 37 anos de existência da agremiação. Cada vez que somos campeões, vivemos uma emoção ímpar", comentou.
Para o carnavalesco Heraldo Santiago, o 'Pindoba', presidente da Tribo Indígena Africanos, campeã da sua categoria, este é um momento muito especial. "É muito gratificante ganhar o título, porque a gente realiza este trabalho com muito esforço e dedica três meses do ano para que saia o mais bonito possível; e o nosso grande objetivo foi alcançado, todos aqueles que fizeram parte deste trabalho estão de parabéns", observou.
Já Márcio Manoel, do Urso Macaco Louco, revelou a sua satisfação. "É a primeira vez que participamos de um concurso como este em nossos cinco anos de existência, e ser campeão tem um sabor muito especial", disse.
Resultado oficial
Escolas de Samba
1° lugar: Catedráticos do Ritmo - 74 pontos.
2° lugar: Malandros do Morro - 73 pontos.
3° lugar: Império do Samba - 71,5 pontos.
Tribos Indígenas
1° lugar: Tribo Indígena Africanos - 47 pontos
2° lugar: Tribo Indígena Guanabara - 45 pontos
3° lugar: Tribo Indígena Ubirajara - 43 pontos
Clubes de Orquestras
1° lugar: Ciganos do Esplanada - 47,5 pontos.
2° lugar: Vinte e Cinco Bichos - 45,5 pontos
3° lugar: Sai da Frente Dona Emília - 45 pontos
Batucadas
1° lugar: Águia de Ouro - 52,8 pontos
2° lugar: Batuqueiros da Nova Liberdade - 48,5 pontos
Ala Ursas
1° lugar: Urso Macaco Louco - 68,5 pontos
2° lugar: Urso Preto - 68 pontos
3° lugar: Urso da Paz - 67,5 pontos.