23/10/2009
CD do Rio será ao vivo
São Paulo, 23 de Outubro de 2009 - O CD do Grupo Especial carioca 2010 terá clima de Avenida, pois os sambas foram gravados ao vivo, esta semana, na Cidade do Samba. A última vez que isso aconteceu foi em 1994, quando o áudio era captado no Teatro de Lona, na Barra. A decisão foi da Gravasamba, empresa responsável pela produção do CD.
Após 15 anos, as escolas do Grpo Especial deixaram a frieza do estúdio e levam a emoção da quadra e da Sapucaí ao disco.
Segundo mestres de bateria, que viraram `maestros' no álbum, na Cidade do Samba, o clima é diferente. Cada um vai impor seu estilo, além da liberdade de fazer muitas bossas e mostrar como o samba é feito na quadra. A gravação ao vivo era uma antiga reivindicação de mestres, incomodados com a rigidez das gravações em estúdio.
Cada escola teve até três horas para registrar o som e pôde levar um coro de até 80 pessoas, mais 40 ritmistas. A gravação, no palco principal, começou já na terça-feira, logo depois da maratona de finais nas quadras, que terminou na madrugada da terça-feira, com Imperatriz e Beija-Flor.
Na semana que vem, os produtores entram em estúdio para fazer ajustes na melodia, reforçando os violões e cavaquinhos, e poderão convocar os puxadores, caso parte da voz tenha de ser regravada. O álbum tem a produção de Zacarias Oliveira e Laíla, diretor de Harmonia da Beija-Flor.
O disco deve chegar às lojas do ramo no dia 24 de novembro, com grande festa de lançamento no Dia do Samba, em 2 de dezembro.