- sexta, 22 de novembro de 2024
atrairão as atenções do mundo inteiro, os desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro ganharão uma nova roupagem a partir do Carnaval 2013. Com a fusão dos antigos Grupos A e B de Acesso, foi criada a Série A, o novo Grupo de Acesso, composto por 19 Escolas de Samba; nove desfilarão na Sexta-Feira de Carnaval, 08 de fevereiro, e outras dez no Sábado, dia 11 de fevereiro, na Passarela do Samba.
A iniciativa partiu das próprias agremiações, resultando na criação da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro - Lierj, que organizará o evento, com apoio da Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Turismo, da Riotur. e da LIESA. Caberá à Riotur indicar e coordenar o quadro de julgadores que, a exemplo do Grupo Especial, também será constituído por 40 jurados - quatro para cada um dos dez quesitos.
As 19 Escolas da Série A, o novo Grupo de Acesso, usarão a mesma estrutura de desfile que a LIESA montará no Sambódromo para as 12 agremiações do Grupo Especial, que desfilarãono Domingo e Segunda-feira de Carnaval.
Caem três - Segundo o Secretário Municipal de Turismo, Pedro Guimarães, a criação do novo grupo objetiva fortalecer as Escolas de Samba e oferecer maior qualidade aos desfiles do segundo escalão do samba carioca, aproximando-as do nível das co-irmãs do Grupo Especial.
Antes de convocar ao palco da Cidade do Samba representantes das Escolas da Série A, o presidente da Lierj, Deo Pessoa, explicou que algumas decisões já foram tomadas. Dirigentes das 19 Escolas acordaram que a vencedora será promovida para o Grupo Especial, em 2014; já a última colocada no Grupo Especial sofrerá o descenso para o Novo Grupo de Acesso. As três últimas colocadas da Série A serão rebaixadas para os grupos que desfilam na passarela da Intendente Magalhães, em Campinho, sob a responsabilidade da Associação das Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro. O mesmo procedimento se repetirá no Carnaval de 2014.
Deo Pessoa agradeceu o apoio da Prefeitura do Rio, da Riotur, da LIESA e da Associação das Escolas de Samba Mirins, na pessoa de seu presidente Edson Marinho, que concordou em transferir o desfile das crianças para Terça-feira, no Sambódromo.