21/03/2011

E Michelle Obama sambou

Ela visitou o barracão da Tijuca na Cidade do Samba e viu um mini desfile

São Paulo, 21 de Março de 2011 - Em pouco menos de uma hora, a primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, com suas duas filhas, Malia e Sasha, visitou a Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. Ela foi recebida pelo carnavalesco da vice-campeã Unidos da Tijuca, Paulo Barros, e por 70 integrantes da escola, que fizeram a ela uma breve apresentação dos instrumentos, do ritmo, das fantasias e do enredo "Esta noite levarei sua alma", que foi apresentado pela escola no desfile de 2011.

Na Cidade do Samba, onde ficam os barracões das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, Michelle Obama e suas filhas puderam conhecer um pouco da magia do Carnaval. Aprecisaram um mini-desfile, informa a Agência Brasil, e a primeira dama chegou a ensaiar passos de samba.

Paulo Barros comemorou, segundo a Agência Brasil, ele disse: "Ela [Michelle] sambou da maneira que a gente conhece. Não é uma cabrocha, mas é extremamente simpática. A gente ficou muito feliz com a visita”. "Ela ficou maravilhada, falava, comentava e estava extremamente alegre por estar aqui", disse ele. Paulo Barros contou que mostrou à primeira dama os bastidores de como o carnaval é produzido, ela viu croquis, figurinos, fantasias. No mini-desfile, 50 sambistas desfilaram no chão e os demais em carros alegóricos. Havia bateria, Mestre-Sala, Porta-Bandeira, passistas e uma seleção das principais fantasias deste ano. As visitantes provaram as frutas que foram servidas e beberam água de coco. As criancas também "curtiram muito e ficaram super felizes", segundo Barros.

Ao G1, Barros contou que Michelle ganhou um chocalho e dois tamborins. Para o coreógrafo Marcelo Sandryni, durante a rápida aula de percussão e dança Michelle "interagiu durante toda a apresentação, levantando os braços, batendo palma e sambando junto. E mostrou que tem molejo".

Elas puderam ver os carros alegóricos Indiana Jones e o do Harry Potter, além de terem visto a apresentação da comissão de frente, em que os figurantes "perdem a cabeça".

Os sambistas da Unidos da Tijuca só lamentaram o fato de terem sido probidos de fotografar e registrar o momento. O evento foi fechado à imprensa e os participantes da apresentação também não puderam fotografar nenhum momento da vista da primeira dama e das filhas com os sambistas. Mas resta a esperança de que a comitiva de Michelle que pode fotografar e registrar a apresentação envie algumas fotos para documentar a visita, disse Paulo Barros.

A Unidos da Tijuca soube da possibilidade da apresentação a apenas 15 dias da vista do presidente americano ao Brasil. A aproximação da escola com o Consulado dos EUA ocorreu desde o final de 2010, quando uma equipe da escola visitou os EUA.

Michelle Obama acompanhou Barack Obama, marido e presidente dos Estados Unidos, que esteve em visita ao Brasil por dois dias, sábado e domingo 19 e 20 de março, tendo deixado o Brasil na manhã desta segunda-feira, quando partiu do Galeão, no Rio, rumo ao Chile. O casal visitou Brasília e o Rio de Janeiro, com agenda política e econômica. No Rio, além do discurso de Obama, domingo no Teatro Municipal, o casal visitou a Cidade de Deus e foram à noite ao Cristo Redentor. À tarde, enquanto Obama discursava no Teatro, Michelle foi conhecer pormenores do Carnaval brasileiro.