São Paulo, 26 de Outubro de 2011 - As agremiações da Lesga - Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro mudam para o novo espaço, alugado pelo município do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (20/10). As escolas fizeram a transferência do material armazenado nos barracões do Carandiru, no Santo Cristo, cujo terreno será devolvido à União por decisão judicial, na madrugada desta terça-feira.
Segundo Marcos Fernandes, diretor de Carnaval da Lesga, foi montado um esquema com a Polícia Militar, a CET-Rio e o Serviço de Operações da Prefeitura para não atrapalhar o trânsito, no transporte das alegorias para o novo espaço.
As seis escolas do Acesso, ligadas a Lesga estão acomodadas, em um terreno de 6 mil metros quadrados, localizado na Rua Peter Lund, 30, Caju, Zona Portuária do Rio.
Com a mudança, a Renascer de Jacarepaguá, que subiu para o grupo Especial, ficará temporariamente, onde estava a Santa Cruz (na Rodrigues Alves, ao lado da Cidade do Samba). A mudança da campeã do Acesso, deste ano, acontecerá no dia 30 de novembro, quando termina a obra dos Barracões da Cidade do Samba, que pegaram fogo em fevereiro deste ano.
Para Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, o importante foi que num esforço conjunto entre Riotur e CDURP, Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, que acompanharam o processo de desapropriação desde o inicio, o problema foi resolvido e as Agremiações estão acomodadas no novo espaço, concluiu Mello.