- domingo, 24 de novembro de 2024
São Paulo,12 de Abril de 2010 - O Carnaval Paulistano está próximo de reunificar a representação das grandes escolas de samba da cidade, hoje dividida em Liga e Super Liga. O primeiro a se manifestar nesse sentido foi o diretor de Entretenimento e Turismo da SPTuris, Luiz Sales, ao sugerir um avanço das entidades representativas das escolas de samba de São Paulo ao site Só Samba. Na foto, desfile da campeã, Rosas de Ouro, no Sambódromo Paulistano, em foto de José Cordeiro, da SPTuris.
Depois, a própria Liga, sem manifestar-se oficialmente, não escondia que poderia negociar a reunificação. Mas adimitia que havia conversações em andamento e que o processo é lento, gradual e exige cautela. A última manifestação foi a do presidente da Super Liga, Paulo Serdan, oficialmente, ao admitir as negociações com representante da Liga para o repórter do Jornal da Tarde, Candinho Neto, em notícia divulgada nesta segunda-feira, 12/04 na publicação.
A reportagem anuncia reunião na noite da segunda-feira, 12/04, na sede da Super Liga, entre integrantes das das entidades. O presidente da Super Liga, Paulo Serdan, afirmou ter ocorrido uma "sondagem" por parte do presidente da Águia de Ouro, Sidnei Carriolo Antonio, também ex-presidente da Liga.
Serdan afirmou, na reportagem, que o convite para a reunificação seria colocado em discussão para as escolas afiliadas da Super Liga, e que o retorno à Liga ou a criação de uma nova entidade, dependeria do voto da maioria, e que ele respeitaria.
Hoje, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo reúne escolas do Grupo Especial e do Grupo de Acesso: Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi, X-9 Paulistana, Águia de Ouro, Tom Maior, Nenê de Vila Matilde e Leandro de Itaquera (Grupo de Acesso), Morro da Casa Verde (Grupo de Acesso) e Unirapuru da Mooca (Grupo de Acesso).
A Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo representa as escolas de samba Vai-Vai, Mancha Verde, Gaviões da Fiel Torcida, Império de Casa Verde, Pérola Negra, Unidos do Peruche, Dragões da Real (Grupo de Acesso), Imperador do Ipiranga (Grupo de Acesso) e Camisa Verde e Branco (Grupo de Acesso).
Duas escolas afiliadas da Liga foram rebaixadas para o Grupo I da UESP, Barroca Zona Sul e Flor de Liz.
Duas agremiações ainda sem filiação oficialmente definida foram promovidas ao Grupo de Acesso: Acadêmicos do Tatuapé e a Torcida Jovem.