São Paulo, 29 de Junho de 2011 - Doze 12 escolas de samba, incluindo a atual campeã do Acesso A e que agora faz parte do Especial carioca, a Renascer de Jacarepaguá, que têm barracões ou quadra no terreno da antiga Rede Ferroviária Federal (RFF), na Praça Marechal Hermes, no Santo Cristo, terão que deixar o local e ‘abrir alas’ ao Porto Maravilha. A reintegração de posse à União, prevista para segunda-feira (27/06) foi adiada devido à quantidade de carros alegóricos.
O espaço, conhecido como Carandiru, vai abrigar construções para os Jogos de 2016. Também serão remanejados comerciantes e 38 famílias que vivem nos antigos prédios da RFF.
Segundo publicou O Dia, ontem cedo, policiais e agentes da Guarda Municipal, acompanhados de oficial de Justiça, chegaram ao local, mas, ainda sem destino, as escolas ganharam mais um mês.
“A Riotur estuda custear aluguéis em imóveis próximos. Já vimos alguma coisa na Avenida Brasil e no Caju”, disse o presidente da Lesga, Reginaldo Gomes, representante de 6 agremiações dos grupos de Acesso A e B. A Associação das Escolas de Samba do Rio, que responde por 5 escolas dos grupos C, D e E, também negocia.
Já a Renascer depende da entrega de seu novo barracão na Cidade do Samba, que deve estar disponível no fim de julho.