11/04/2007
Homenagens a Cartola
São Paulo, 11 de abril - Cartola, que é considerado um dos maiores sambistas cariocas de todos os tempos e que se fosse vivo completaria em 2008, 100 anos terá sua vida e obra mostrada e cantada pelas escolas de samba Paraíso do Tuiuti, que desfila pelo Grupo B, e Império da Tijuca do Grupo de Acesso. Porém a comemoração da data não será feita pela Estação Primeira de Mangueira, escola que o compositor ajudou a fundar em 1928.
A Império aguarda apenas a decisão da Prefeitura do Rio sobre a obrigatoriedade de se falar sobre o bicentenário da chegada da Família Real do Brasil para anunciar o enredo em homenagem a Cartola. Já a Paraíso do Tuiuti está a procura de um carnavalesco para desenvolver o enredo em homenagem ao sambista, que tem como título provisório "Cartola, sua obra, sua vida...".
O presidente da Mangueira, Percival Pires, justificou o porquê de o centenário de Cartola não ser enredo da agremiação no Carnaval 2008.
Segundo o site Galeria do Samba, o presidente disse, que já está com as negociações avançadas em três enredos que foram apresentados para escola desde o ano passado e que o tema será anunciado na festa de aniversário da Verde e Rosa no dia 28 de abril e que a agremiação dará total apoio a Paraíso do Tuiuti e a Império da Tijuca, para que eles possam fazer uma bonita homenagem ao mestre Cartola.