23/05/2007
Liesa arrecadou R$ 38 milhões com ingressos
São Paulo, 23 de maio - A vereadora Teresa Bergher, presidente da CPI do Carnaval na Câmara do Rio de Janeiro, que apura suposta fraude no resultado do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de 2007, recebeu da Liga das Escolas de Samba (Liesa) documentação referente ao Carnaval deste ano, em resposta ao ofício enviado pela Comissão na última semana.
Ao examinar a cópia do convênio assinado com a Prefeitura, a parlamentar constatou que a Liesa conseguiu arrecadar, somente com a venda de ingressos, o montante de R$ 38 milhões. Na mesma documentação também constam o Manual do Julgador da Liesa, estatuto e regulamento do desfile, a identificação de todos os jurados e o caderno com todos os itens das notas concedidas no último desfile.
Para Teresa Bergher, a quantia arrecadada com a venda de ingressos é impressionante. "Se somarmos a esta quantia, tudo o que foi arrecadado com publicidade e propaganda, podemos imaginar quanto dinheiro é captado e movimentado pela Liesa e Município na festa maior do nosso Carnaval", destaca a vereadora.
A Comissão também já está de posse da fita de vídeo exibida por uma emissora de televisão, com as declarações do delegado federal Emmanoel Antônio de Oliveira sobre o envolvimento dos bicheiros Aniz Abraão David, o Anísio, Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães (presidente de honra da Liesa) e Antônio Petrus Kalil, o Turcão, todos presos na operação Furacão.