16/01/2008
Liga SP altera regulamento para 2008
São Paulo, 16 de janeiro - A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo introduziu novas regras no Regulamento Oficial para o desfile do Carnaval 2008.
Dentre as novidades, estão a convocação de cinco jurados por quesito, mas só três ocuparão o posto (o sorteio será feito momentos antes do desfile). Na apuração, a maior e menor nota serão descartadas, sendo assim a nota máxima será 90 pontos. Em 2007 valeram todas as notas.
Os quesitos de desempate serão sorteados na véspera da apuração, pelos presidentes, caso o empate persista a menor nota do quesito volta a ser considerada para o desempate. As notas dos jurados serão de 7 a 10, podendo ser fracionadas em 0,25.
A Liga unificou os quesitos Letra do Samba e Melodia, que passou a ser o Samba Enredo. Este ano serão julgados nove quesitos: Comissão de Frente, Evolução, Mestre-Sala e Porta Bandeira, Harmonia, Bateria, Enredo, Fantasia, Alegoria e Samba Enredo.
O mínimo de componentes para cada escola é 2000. As alegorias são quatro no mínimo e cinco no máximo. As duas últimas escolas colocadas do grupo Especial serão rebaixadas e a campeã e vice-campeã do Acesso desfilarão no grupo de elite em 2009.
O tempo máximo do desfile é de 65 minutos e o mínimo 55 minutos.