São Paulo, 16 de Maio de 2011 - A Estação Primeira de Mangueira apresenta dia 24 de maio a sinopse do enredo "Vou Festejar! Sou Cacique, sou Mangueira", que vai defender no Carnaval 2012. Os compositores terão conhecimento dos pormenores do enredo a partir das 10h, na quadra da escola.
A sinopse poderá ser baixada também no site da verde e rosa (www.mangueira.com.br).
No último sábado, 14/05, a Mangueira encerrou o concurso para a escolha do logotipo oficial do enredo e a decisão foi optar pela união dos logos números 6, 1 e 2, respectivamente de autoria dos designers Mirella Aparecida da Silva Francisco, Everson Oliveira e Clêi Valverde. A escola havia divulgado o logotipo provisório do enredo para 2012 (foto). A imagem definitiva foi construída após um concurso promovido pela agremiação e a operadora de telefonia celular TIM.
A Mangueira anunciou o tema escolhido no inicio do mês de abril. A agremiação vai contar a história do Bloco Cacique de Ramos com o enredo "Vou Festejar! Sou Cacique, sou Mangueira", que será desenvolvido pelo carnavalesco Cid Carvalho, recém contratado. A verde e rosa levará para a Avenida a história do bloco mais tradicional do Rio, o Cacique de Ramos, que completou 50 anos em janeiro de 2011. Berço de grandes bambas como Almir Guineto, os componentes do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Luis Carlos da Vila, o bloco ganhou notoriedade ao ter seus sambas gravados pela cantora Beth Carvalho nos anos 80.
Ao escolher a história do Cacique como tema, a Mangueira terá seu terceiro enredo "musical" seguido. Em 2010, a verde e rosa falou sobre a MPB e este ano homenageou o centenário de Nelson Cavaquinho, com o qual se classificou em terceiro lugar, depois de Beija-Flor e Unidos da Tijuca.