São Paulo, 18 de Agosto de 2011 - Os Mestres Manoel Dionísio e Delegado da Estação Primeira de Mangueira ganham biografia.As vidas de duas personalidades do samba, Delegado da Mangueira, considerado o maior mestre-sala de todos os tempos, e Manoel Dionísio, fundador da Escola de Mestre Sala e Porta Bandeira, ganham as páginas da biografia “Delegado e Dionísio - Vidas em passos de arte”, do poeta e jornalista Sérgio Gramático Júnior. O lançamento do livro foi na quinta-feira (11/08), no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Rio.
O livro mostra os momentos de superação, conquistas, viagens pelo mundo, lições de vida e amor à dança do maior mestre-sala de todos os tempos e do fundador da Escola de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, que atualmente convivem e ensinam no local.
Segundo o autor, a ideia de escrever sobre a vida dos dois surgiu da vontade de preservar a história dos ícones que tanto contribuíram para o Carnaval e para a cultura do país.
"Delegado e Dionísio são duas lendas vivas que trazem em si uma tradição cultural admirável. Eles são legítimos guardiões do samba e do carnaval brasileiros", disse Sérgio.
O livro “Delegado e Dioníso vidas em passos de arte” de autoria de Sérgio Gramático Júnior tem 116 páginas e saiu pela Editora Hama.
No último sábado, durante uma feijoada na quadra da Mangueira, Delegado assumiu a presidência de honra da Verde e Rosa.