- sexta, 22 de novembro de 2024
São Paulo, 21 de Fevereiro de 2012 - A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo informou pouco antes das 23h, desta terça-feira (21/02), que a Mocidade Alegre é a campeã do carnaval de 2012. O anúncio foi feito após reunião entre os presidentes das agremiações, realizada no Anhembi, após a confusão, que interrompeu a leitura das notas. A segunda colocada foi a Rosas de Ouro, seguida de Vai-Vai, Mancha Verde e Vila Maria.
Segundo o presidente da Liga, Paulo Sérgio Ferreira, a decisão de manter os pontos apurados até o início da confusão foi tomada por sete votos a cinco. Ficou valendo o artigo 29 do regulamento da Liga, que prevê uma média das notas quando alguma delas falta, disse Ferreira.
Foram rebaixadas para o Grupo de Acesso, a Pérola Negra e Camisa Verde e Branco. Desfilarão no Especial, em 2013, Nenê de Vila Matilde e Acadêmicos do Tatuapé, vencedoras do Acesso.
A confusão durante a apuração começou quando um representante da escola Império de Casa Verde invadiu o local onde eram lidas as notas, no Sambódromo do Anhembi, e rasgou os envelopes durante a divulgação dos pontos do último quesito. Naquele momento, a Mocidade Alegre liderava, seguida por Rosas de Ouro, Vai-Vai, Mancha Verde e Unidos de Vila Maria.
Este foi o oitavo título da Mocidade Alegre, que levou 3.200 componentes e 25 alas para a Passarela do Samba. A escola foi a terceira a desfilar no sábado de carnaval com o enredo "Ojuobá, no céu os olhos do rei...na terra a morada dos milagres...no coração um obá muito amado". (confira o samba)