Atualizada em 11/05
São Paulo, 10 de Maio de 2011 - Morreu nesta segunda-feira (09/05) as 18h, Isaltino Fernandes de Oliveira. Isaltino tinha 76 anos e estava internado desde 21 de março, seundo informa a Mega Brasil, empresa especializada em atividades jornalísticas. Atualmente, Isaltino era correspondente da Rede Nacional do Samba, onde apresentava o noticiário sobre escolas de samba e sambistas da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, onde morava.
Ele foi um dos fundadores da FESEC - Federação das Escolas de Samba e Entidades do Estado de São Paulo, e um dos primeiros correspondentes do programa Rede Nacional do Samba.
Era casado e tinha quatro filhos. Assessor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários de Santos, o jornalista trabalhou a maior parte de sua vida no jornal ‘Cidade de Santos’. Admitido em 1967, ele passou por todas as editorias do jornal santista, onde exerceu cargos de chefia, menos na de esporte. Antes do ‘Cidade de Santos’, Isaltino foi secretário gráfico do ‘Diário do Comércio’, em São Paulo. Depois do ‘Cidade’, ele dedicou-se à assessoria sindical. O jornalista é bastante conhecido nas escolas de samba de Santos e da capital, principalmente na X 9, e na com unidade negra, onde foi recentemente homenageado. Isaltino Fernandes, MTb 7828, foi diretor do Sindicato dos Jornalistas em Santos.
Segundo Evaristo Carvalho, apresentador do programa e amigo de Isaltino, ele fez muito pelo samba paulistano. O sepultamento aconteceu nesta terça-feira (10/05) no cemitério vertical, em São Vicente.