São Paulo, 22 de Fevereiro de 2011 - A Imperatriz Leopoldinense e a Beija-Flor de Nilópolis são as duas últimas escolas a fazer ensaio técnico no Sambódromo do Rio de Janeiro. Ambas vão ensaiar no sábado, 26/02. A Imperatriz (foto) ensaia às 20 horas e a Beija-Flor às 21 horas. No domingo, a Unidos da Tijuca faz o teste de iluminação e som.
No último fim de semana esaiaram as escolas Porto da Pedra, Portela, Vila Isabel e Grande Rio. No sábado, 19 de fevereiro, Porto da Pedra (às 20 h) e Portela (às 22h); no domingo, dia 20, Vila Isabel (às 20 h) e Grande Rio (às 22 h). No fim de semana anterior as arquibancadas lotaram para prestigiar os preparativos de Mangueira, Mocidade, Ilha e São Clemente.
No fim de semana de 12 e 13 de fevereiro mais de 60 mil pessoas estiveram presentes aos ensaios, de acordo com dados da Liesa - Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
No domingo, 13 de fevereiro, Mangueira e Mocidade Independente encerraram os seus preparativos na Passarela; no sábado, dia 12, foi a vez de União da Ilha e São Clemente. Ainda no domingo, a Estácio de Sá, do Grupo de Acesso A, abriu a programação, ensaiando as suas alas no palco oficial do espetáculo. A noitada terminou com um show de Reinaldo, o "Rei do Pagode, no palco montado em frente ao Setor 3.
O prefeito Eduardo Paes esteve no Sambódromo, sábado à noite, e resolveu desfilar na bateria: tocou chocalho na São Clemente e, depois, repetiu a dose na Ilha, mostrando que está em forma. O prefeito foi recebido pelo presidente da LIESA, Jorge Castanheira, que também recepcionou alguns julgadores estreantes, orientando-os sobre detalhes da Passarela.