- segunda, 25 de novembro de 2024
São Paulo, 09 de Fevereiro de 2013 - Três escolas se destacaram na primeira noite de desfile do carnaval paulistano, Vai-Vai, Rosas de Ouro e Mancha Verde. Acadêmicos do Tatuapé, X-9, Dragões da Real e Águia de Ouro também se apresentaram no Sambódromo e aguardam a apuração dos votos, que ocorrerá na terça-feira (12).
Com um minuto de atraso para sair da avenida, a Águia de Ouro foi a única a estourar o tempo máximo permitido de desfile (65 minutos). O regulamento da Liga das Escolas de Samba de São Paulo prevê a perda de 0,1 ponto por minuto além do tempo máximo.
Na primeira noite, os enredos trouxeram homenagens às personalidades Beth Carvalho, João Nogueira e Mário Lago e também celebraram os vinhos brasileiros, o dragão, as festas populares do mundo e a diversidade racial de São Paulo.
A Acadêmicos doTatuape, que entrou na Passarela por volta das 23h40, abriu oficialmente o Carnaval de São Paulo 2013. Após o término da chuva, a escola da zona Leste desfilou prestando homenagem a madrinha do Samba, Beth Carvalho, que não pode comparecer ao Sambódromo devido a problemas de saúde.
Na abertura do desfile, a sambista Leci Brandão, homenageada em 2012 pela agremiação, veio saudando o público, o grande tatu no carro abre-alas, o segundo carro mostrando a paixão de Beth pela Mangueira e a bateria, composta por mais de 230 ritimistas vestidos de tatus estão entre os detaques da vice-campeã do Grupo de Acesso no ano passado. A escola trouxe mais de três mil integrantes nas mais de 21 alas.
A Rosas de Ouro trouxe para a avenida as maiores festas populares do mundo com o enredo "Os condutores da alegria numa fantástica viagem aos reinos da folia". Em 62 minutos de desfile, a escola mostrou eventos internacionais – como o carnaval em Veneza, o dia dos mortos no México e o Maskara Festival nas Filipinas – e nacionais – como o festival de Parintins, a festa junina de Campina Grande, e Natal de Gramado. A bateria comandada pelomestre Tornardo e a rainha Ellen Rocche estão entre os destaques, que a escolatroxe paa a Avenida.
A Mancha Verde, terceira escola a se apresentar fez uma homenagem aos vários talentos de Mário Lago, ator, escritor, radialista e compositor que viveu de 1911 a 2002. Um dos destaques foi a comissão de frente, que trouxe um integrante fantasiado de estátua viva de Lago.
Mais de 3.000 componentes, divididos em 30 alas passaram pela Passarela. Entre as musas da escola, a rainha de bateria da Mancha Viviane Araújo, que está na escola há oito anos e Juju Salimeni, que desfilou com uma pintura corporal na qual foram usados cerca de 1.100 cristais Swarovski.
A Vai-Vai foi a quarta a desfilar nesta sexta-feira. Com o intuito de incentivar e popularizar o vinho nacional, o samba-enredo escolhido pela diretoria de Carnaval foi “Sangue da Terra, Videira da Vida: um brinde de amor em plena avenida – Vinhos Brasil”.
O primeiro carro alegórico conta a passagem bíblica, onde Noé, além de colocar os animais, levou consigo sementes de videira. O último carro também retrata uma arca, mas dessa vez a Arca do Futuro da Noruega, que vai abrigar todas as sementes para futuras gerações. A Vai-Vai passou com 3,6 mil integrantes, 280 ritmistas na bateria, 5 carros e 31 alas em busca do décimo quinto título.
A escola X-9 Paulistana, campeã em 97 e 2000, foi a quinta a entrar na passarela do samba e contou a história da diversidade e a harmonia entre as 4 raças: negra, branca, oriental e vermelha. A X-9 desfilou 23 alas e cinco alegorias Durante 64 minutos. Camila Vernaglia, terceira colocada no Miss Bumbum Brasil 2012, Graciella Carvalho, vice-miss Bumbum 2011 e Rita Cadilac foram alguns dos destaques da agremiação.
A Dragões da Real levou para o Anhembi os significados de seu símbolo, o dragão. Os 3,2 mil componentes com a "ajuda" de figuras da mitologia, da literatura e do cinema ("Harry Potter", "O senhor dos anéis", "Como treinar seu dragão") para retratar a trajetória dos dragões.
A mais nova escola de samba do Grupo Especial entra na avenida com enredo cheio de surpresas. Com o tema “Dragão, Guardião Real, mostra seu poder e soberania na corte do Carnaval”, a Dragões da Real demonstra a importância da figura em diversas tradições e culturas.
A Águia de Ouro fechou o primeiro dia de desfile do grupo especial com uma homenagem ao cantor e compositor João Nogueira. A agremiação ultrapassou o tempo limite de presentação em um minuto. Um dos compositores do enredo "Minha missão. O canto do Povo. João Nogueira" foi Diogo Nogueira, filho do sambista homenageado. O enredo abordou as músicas mais famosas, sua escola de samba carioca do peito, a Portela, o bloco Clube do Samba no qual foi fundador e até o santo mais devoto, São Jorge.
Neste sábado mais sete escolas entram na Passarela do Samba, a Nenê de Vila Matilde. campeã do grupo de Acesso de 2012 abre a noite, seguida de Gavioes da Fiel, Mocidade Alegre, Unidos deVila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi e Império de Casa Verde.