•       quinta, 21 de novembro de 2024
13/06/2013

Pé Rachado será homenageado

São Paulo, 13 de Junho de 2013 - Sebastião Eduardo do Amaral, o Pé Rachado será homenageado nesta sexta-feira (14/06) as 18h, em sessão solene no Plenário Primeiro de Maio na Câmara Municipal de São Paulo.

Pé Rachado, que se imortalizou como um dos maiores nomes do samba paulistano e faleceu, em 1990, completaria cem anos, em 2013.

Em homenagem a sua trajetória no samba paulista, Thiago Praxedes, o mestre Thiago, com apoio cultural do vereador Orlando Silva e da União das Escolas de Samba Paulistanas, organiza a “Homenagem ao Centenário do sambista Pé Rachado".

Durante o evento serão exibidos documentários da trajetória de Pé Rachado, além do lançamento do livreto-biografia "Alegrias e Tristezas de um Sambista", de autoria de Thiago Praxedes, a obra traz várias passagens da carreira do Pé Rachado. A mesa da sessão solene será formada por Zé Carlinhos, Dorinho Marques, Mestre Thiago e Seu Carlão do Peruche.

O encontro contará com a participação de diversos sambistas e representantes das velhas guardas das escolas de samba de São Paulo. Terá ainda homenagens especiais e a batucada da bateria da Vai-Vai, comandada pelo mestre Tadeu.

Pé Rachado foi presidente da Vai-Vai e fundador da Barroca Zona Sul. Durante vinte e cinco anos comandou a Vai-Vai, foi o grande responsável por transformar o cordão em escola. Dirigiu a Barroca, nos primeiros anos, com seu filho Lobão e fez da escola um modelo, em formação de sambistas e administração, afirma o autor da biografia.

Thiago realizou por mais de uma década, uma série de pesquisas e visitas para concluir o trabalho que para ele possui um sabor especial. Seu padrinho Binha, que também atuou como diretor de bateria era filho caçula de Pé Rachado.

A Câmara Municipal de São Paulo fica no Viaduto Jacareí, 100, na Bela Vista