São Paulo, 26 de Abril de 2011 - A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou as obras no Sambódromo. A colocação de tapumes e derrubada de blocos do setor 2, que já começa a ser preparado para a demolição prevista para o mês de junho, teve inicio na última quarta-feira (20/04).
Conforme projeto inicial do arquiteto Oscar Niemeyer, a Passarela do Samba terá arquibancadas dos dois lados. As adaptações visam também os Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014.
O Secretário de Turismo Antônio Pedro Figueira de Mello, que esteve no local, confirmou que pelo cronograma a obra estará concluída em 18 de dezembro, tempo hábil para que a Passarela do Samba seja preparada para o carnaval de 2012. A obra aumentará a capacidade da Avenida de 60.000 para 67.688 pessoas.
A obra faz parte de um pacote de leis que permite, entre outras coisas, mudanças urbanísticas na antiga área da fábrica da Brahma na Cidade Nova. A ampliação está orçada em R$ 30 milhões e será custeada pela Ambev não gerando nenhum ônus para os cofres públicos.
Segundo Antônio Pedro Figueira de Mello, neste inicio estão sendo retiradas instalações de água, luz, gás, além de peças. Ainda no local da antiga fábrica, poderão ser construídos hotéis, salas comerciais e outros empreendimentos, que beneficiem o entorno, conclui Mello.
A nova Sapucaí terá quatro novos blocos com arquibancadas para 2.800 pessoas, camarotes e frisas, similares aos existentes do outro lado da Passarela do Samba.