26/06/2007
Projeto capacitará comunidades para o carnaval
São Paulo, 26 de junho - O projeto Geração de Renda, Emprego e Sustentabilidade (G.R.E.S) Unidos pela Cidadania foi lançado nessa segunda (25) na Cidade do Samba, que concentra barracões de escolas de samba, na zona portuária do RJ.
Através do projeto, serão capacitados moradores de regiões próximas a escolas de samba para trabalhar em atividades ligadas ao carnaval. O financiamento das oficinas ficou por conta do Ministério do Trabalho.
O projeto, que beneficiará 21 comunidades, prevê a oferta de oficinas de adereço, customização, chapelaria, dança, maquiagem e bordado, segundo a coordenadora da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil, Célia Domingues.
A duração das aulas será de quatro meses. Cada turma vai ter de 15 a 30 alunos.
"As comunidades são as protagonistas do grande espetáculo que é o carnaval, mas na hora da geração de trabalho e na divisão da renda elas estão de fora. E a partir desse projeto elas vão ter a oportunidade de participar do grande espetáculo o ano todo, não só com a sua mão de obra, mas desenvolvendo produtos para distribuir nos pontos turísticos do Rio", disse Célia Domingues.
Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esse foi o primeiro investimento do ministério em um projeto de geração de renda ligado a escolas de samba.
Ao todo, serão investidos R$ 460 mil. E a expectativa, segundo Lupi, é que novos convênios sejam assinados.
"Nosso interesse maior é ter o estado presente na comunidade, capacitando profissionalmente o cidadão da comunidade para que ele se liberte de uma série de situações que são vistas hoje", disse Lupi.