21/08/2009
Rio: 200 sambas em disputa
Grupo Especial recebe mais de 200 sambas
São Paulo, 21 de Agosto de 2009 - O grupo Especial carioca, formado por 12 escolas de samba, recebeu mais de duzentos sambas inscritos. Todos com o objetivo de participar do concurso que escolherá os sambas enredo das agremiações para o Carnaval 2010. Algumas escolas chegam a eliminar algumas composições, sem nem apresntá-las ao seu público interno. Antes do inicio das eliminatórias, as obras passam por uma espécie de peneira, realizada pela maioria das escolas. Durante os próximos dois meses, as torcidas se dividem nas quadras até a escolha do samba, que irá ser cantado na Marquês de Sapucaí.
A Portela recebeu 34 sambas concorrentes, quatorze já foram cortados. Os 20 sambas que seguem na disputa, serão divididos em duas chaves. Entre os concorrentes, está a parceria de Diogo Nogueira, que vem levando a melhor nos últimos anos. A Beija-Flor teve 86 sambas inscritos, e só vinte e duas composições ficaram para a disputa. Entre os concorrentes, quatro são de Brasília, enredo da escola para 2010. A final está prevista para a última quinta-feira de outubro.
A campeã de 2009, Acadêmicos do Salgueiro, recebeu 24 sambas. Para participar do concurso, as parcerias precisavam no mínimo de quatro integrantes e tiveram que desembolsar R$150,00 para cada componente pela inscrição. Os doze sambas que continuam na disputa se apresentam neste sábado (22).
Já a Estação Primeira, que aboliu a taxa de R$ 200,00 para retirar a sinopse e aceitou as inscrições pela Internet, teve 70 sambas inscritos. Outra novidade no concurso foi a criação de números e não os nomes dos autores nas obras, além da inclusão de intérpretes cantando cada samba concorrente, beneficiando aqueles que não possuem um grande intérprete para defender seu samba. A expectativa da direção da Mangueira é de surgirem novos compositores e grandes obras em uma disputa que considera mais justa e democrática. Cinqüenta composições foram cortadas e vinte se apresentaram. Após eliminatórias, dez sambas continuam disputando o hino da verde e rosa 2010.
A Unidos da Tijuca recebeu dezessete sambas, a escola do Borel deu inicio às eliminatórias no último sábado (15/08) durante o ensaio, onde foram cortados cinco concorrentes. Seguem na disputa 12 parcerias, que apresentarão as obras neste sábado (22/08) no Clube dos Portuários. A Viradouro, que suspendeu a apresentação dos sambas concorrentes, marcada para o último domingo, por precaução à gripe, receberá as composições até domingo (24/08), na secretaria ou no barracão da escola, na Cidade do Samba.
A Vila Isabel, que cantará o centenário de Noel, contará com treze parcerias para realizar o concurso. Entre as obras inscritas, está a composição assinada pelo presidente de honra da escola, Martinho da Vila. Os compositores dos 13 sambas puderam alterar a letra e melodia de suas obras. A decisão foi anunciada pelo presidente da escola, Wilson Vieira Alves, o Moisés, no domingo (09/08). A novidade foi um pedido de Martinho da Vila, durante uma viagem ao Nordeste. O dirigente decidiu levar a idéia adiante, depois de ter a oportunidade de ouvir algumas obras.
A Grande Rio faz o lançamento das eliminatórias neste domingo (23), no sábado (29) haverá a primeira disputa de samba-enredo, sem cortes. Os cortes acontecerão às segundas-feiras, a partir do dia 31 de agosto. A Padre Miguel recebe o material dos compositores até o dia 26 de agosto. A União da Ilha, que abrirá o desfile do grupo Especial, no domingo de carnaval, recebeu 32 sambas, vinte sambas continuam. A terceira eliminatória acontecerá no domingo (23).
A Imperatriz recebeu 39 sambas para o concurso que, segundo a escola, deixaram a sensação de uma disputa bastante acirrada este ano. Após o corte do último domingo, seguem na disputa de samba-enredo, 15 composições. A escolha do hino é dia 18 de outubro. A Porto da Pedra eliminou mais uma composição no ultimo sábado. Dez parcerias seguem para a próxima etapa. O campeão será conhecido no dia 11 de outubro.