15/03/2011

Riotur vai organizar blocos

Prefeitura não quer mais inscrições e vai redefinir itinerários

São Paulo, 15 de Março de 2011 - A Prefeitura do Rio decidiu reduzir o número de blocos de rua para o Carnaval de 2012. A medida procura controlar um movimento que não pára de crescer. O número de foliões em blocos ficou 80% acima das estimativas das autoridades, reunindo, ao todo, cerca de 5 milhões de pessoas em 424 blocos que desfilaram ela cidade.

O balanço foi divulgado na segunda-feira, 14/03, pela empresa de turismo do município, a Riotur. O número estimado pelos organizadores era de 2,6 milhões de pessoas e foi largamente superado. Diante disso, a prefeitura informou que não vai aceitar a inscrição de novos blocos para 2012.

Além de não aceitar novas inscrições, as autoridades municipais pretendem fazer uma redistribuição dos itinerários dos blocos de modo a melhorar a organização, explicou o presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O Centro do Rio foi a região que concentrou o maior número de pessoas nos blocos. Foram 2,8 milhões de foliões, quase o dobro dos 1,5 milhão esperados. A zona sul da cidade, essencialmente residencial, ficou logo atrás, com mais de 1,5 milhão de pessoas nas ruas. A região tinha um público estimado de 745 mil foliões. Com o acréscimo, a Prefeitura do Rio também quer reduzir em 50% para 2012 o número de pessoas nos blocos da zona sul da capital fluminense.