16/04/2008
RJ:Carnaval pode mudar
São Paulo, 16 de Abril de 2008 - O plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta terça-feira (15/04), em primeira discussão, o projeto de lei que muda a organização do carnaval carioca, devolvendo à Prefeitura a responsabilidade pelo desfile das agremiações do Grupo Especial, atualmente administrado pela Liesa. O projeto irá agora à segunda votação.
A iniciativa foi um dos últimos atos da CPI do Carnaval, que investigou a suspeita de fraudes no resultado da festa de 2007. Ainda que a denúncia não tenha sido confirmada, a presidente da CPI, vereadora Teresa Bergher, afirma que "foram identificadas falhas na organização e processo de votação, que motivaram a criação do projeto-de-lei". Antes de ir a plenário, o projeto foi aprovado pelas comissões de Educação e Cultura, de Turismo e de Finanças, da Câmara.
O projeto prevê licitação pública antes de firmar contratos para organizar e executar todas as tarefas relativas ao desfile, entre eles estão: cronometragem, venda de ingressos, comércio de alimentação, segurança, sistema de som, propaganda dentro e nos arredores do Sambódromo.
Outra medida cautelar prevê a volta do quadro com 50 julgadores e não 40 como é feito hoje para que a maior e a menor nota de cada quesito sejam eliminadas, evitando assim eventuais distorções.