- domingo, 24 de novembro de 2024
São Paulo, 19 de Março de 2010 - Uma escola de samba formada por integrantes dos grupos Especial e Acesso do Rio de Janeiro se apresentou, no último final de semana, na Argentina. Os desfiles, que duraram cerca de 1h30, aconteceram na sexta-feira (12) e sábado (13/03) na cidade argentina San Luis, que fica a 800 km de Buenos Aires.
Intitulado 'Carnaval do Rio de Janeiro em San Luis', contou com o contingente de mil cariocas, que se juntaram a 300 foliões 'puntanos', como são conhecidos os habitantes locais. Quatro figurinos inéditos foram criados para vestir os argentinos, que desfilaram em quatro alas. A preparação dos argentinos durou 15 meses e incluiu aulas de samba no pé com passistas cariocas.
O carnavalesco Milton Cunha, responsável pelo enredo 'O Rio abraça o bicentenário da Revolução Argentina em San Luis' criou um carro alegórico de 11 m de altura e 20 m de comprimento especialmente para o desfile.
Brilharam no Sambódromo argentino, a rainha Viviane Araújo, 120 ritmistas da Vila Isabel, comandados por Mestre Átila, ala de passistas formada por belas mulatas e ala das baianas da Imperatriz Leopoldinense. Além dos puxadores Clóvis Pê e Igor Sorriso, que interpretaram uma adaptação do samba salgueirense 'Explode Coração', de 1993.
Para receber o espetáculo, foi adaptado parte do autódromo da província, criando um 'Sambódromo' com um 1 km de extensão e 13 m de largura, com capacidade para 16.700 espectadores. Segundo Alberto Rodríguez Saá, governador da província, o custo da festa foi de 5 milhões de reais.
Segundo Célia Domingues, coordenadora de produção do evento, a ideia do projeto foi contribuir para o desenvolvimento turístico, econômico e social das comunidades de San Luis, por meio da geração de emprego e rentabilidade sustentável. A realização foi da Ganga Zumba Produções, que tem à frente o ator Antônio Pitanga.