•       quarta, 04 de dezembro de 2024
16/02/2015

São Clemente abre o 2º dia, no Rio

São Paulo, 16 de Fevereiro de 2015 - Mais seis escolas desfilam na Sapucaí nesta segunda-feira (16/02) às 21h30. São Clemente abre a noite e a campeã de 2014, Unidos da Tijuca encerra o desfile.  Cada agremiação terá entre 65 minutos e 82 minutos para apresentar seu carnaval.

Escolas e enredos da 2ª noite de desfile.

São Clemente
Enredo: “A incrível história do homem que só tinha medo da Matinta Perera, da Tocandira e da onça pé de boi"

A carnavalesca Rosa Magalhães, presta  homenagem ao carnavalesco Fernando Pamplona. No desfile, a carnavalesca destaca o trabalho cenográfico de Pamplona no Theatro Municipal, local de onde viu, pela janela, um desfile da Portela. Naquele momento, se encantou com o carnaval e se apaixonou pelo Salgueiro, escola onde testou suas inovações, dando origem ao lema “nem melhor, nem pior, apenas diferente”.

Portela
Enredo: “ImaginaRio - 450 janeiros de uma cidade surreal”. O  carnavalesco Alexandre Louzada decidiu prestar uma homenagem à Cidade Maravilhosa, que completa 450 anos. Ele propõe uma visita imaginária do pintor Salvador Dalí aos principais cartões postais do Rio.

Segundo Louzada, o desfile fará um passeio pela Lapa, pela orla de Copacabana, pelo Jardim Botânico, pelo Maracanã. “Nesses lugares veremos toques de Dalí, como os relógios moles, bocas e narizes, elementos presentes nas obras do pintor espanhol”, explicou o carnavalesco.

Beija-Flor
Enredo: "Um Griõ conta a história: Um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade"

A escola de Nilópolis retoma o enredo com inspirações afro, tema com o qual já conquistou vários campeonatos. Para retratar a Guiné Equatorial, a escola abriu mão de suas cores: azul e branco, que estarão presentes nos detalhes. A Beija-Flor começa seu desfile em verde, destacando a floresta que se avista do avião quando se aproxima do aeroporto da capital. E depois parte para uma explosão de cores, como as roupas usadas pelos habitantes do pequeno país africano ainda hoje.

União da Ilha
Enredo: “Beleza pura?”

Com esse enredo, o carnavalesco Alex de Souza propõe uma divertida análise sobre a vaidade, o culto ao belo, o bullying. "A Ilha vai fazer uma crítica social ao culto à beleza, à futilidade, ao exagero. Mas é uma sátira, uma brincadeira, com muito deboche. Queremos resgatar a alegria, a cor, a simpatia e a espontaneidade de carnavais antigos, que é o verdadeiro espírito do carnaval", explica Alex.

Imperatriz Leopoldinense
Enredo: "Axé, Nkenda! Um ritual de liberdade E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz"

Com alegorias e fantasias supercoloridas, inspiradas no trabalho de uma artista plástica africana, a Imperatriz vai levar para a Sapucaí uma África forte, colorida, moderna. “Também vamos mostrar os negros que ganharam voz e se destacaram no país por seus talentos. Vamos principalmente dar voz aos negros em suas lutas contra o racismo, pela igualdade e contra qualquer tipo de preconceito”, afirmou Cahê Rodrigues.

Unidos da Tijuca
Enredo: “Um conto marcado no tempo - o olhar suíço de Clóvis Bornay"

A campeã de 2014 vai homenagear o carnavalesco Clóvis Bornay, que ficou conhecido internacionalmente por ser o idealizador dos bailes de gala do Theatro Municipal e dos desfiles de fantasias de luxo.

Pela avenida vão passar histórias, personagens e lendas da Suíça. Não faltarão dragões, bruxas e castelos. Mas como não se vive só de sonhos, a Tijuca também vai mostrar o lado tecnológico, com suas invenções, como os relógios e as caixas de música e fábricas de chocolate.