São Paulo, 28 de março de 2011 - Vinte e sete anos após a inauguração, o projeto original do Sambódromo carioca, feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, finalmente será concluído, aumentando a capacidade da plateia de 60 mil para 77,8 mil lugares. As obras estão previstas para acabar em dezembro.
Orçado em R$ 30 milhões, o projeto, que será todo custeado pela Ambev, prevê a demolição do antigo prédio da fábrica da Brahma para a construção de três módulos de camarotes, frisas e arquibancadas.
A nova estrutura terá completa acessibilidade para portadores de necessidades especiais, contará com elevadores para o público, postos de atendimento médico, sala de segurança, além de um espaço para os jurados.
A estrutura será erguida com afastamento de 10 metros da passarela, para que o público tenha visão completa da Avenida e da Praça da Apoteose, o que não ocorre hoje. Está previsto ainda um estacionamento subterrâneo de dois pavimentos com capacidade para 1.932 carros.
O projeto original não foi executado integralmente em 1984, por causa do prédio da antiga fábrica da Brahma, que estava em funcionamento. Dona do imóvel, a Ambev fechou acordo com a prefeitura. Em troca de arcar com a obra, a empresa poderá demolir a antiga sede da cervejaria. Em parte do terreno, será erguido um edifício com escritórios e salas comerciais, além de um hotel de até 80 metros de altura.