12/05/2008
SP Turis reúne todos
São Paulo, 12 de Maio de 2008 - A São Paulo Turismo S.A. (SPTuris), empresa responsável pela administração do Carnaval paulistano, deverá ter nesta segunda-feira (12/05), a terceira e mais importante reunião com as entidades representantes das escolas de samba da cidade. Segundo informações de fontes da empresa e das escolas, representantes da Liga Independente das Escolas de Samba, da Super Liga das Escolas de Samba de São Paulo, da União das Escolas de Samba de São Paulo estarão reunidos na sede da empresa, no Anhembi, juntamente com representantes de setores interessados e envolvidos na realização do Carnaval, como a Rede Globo, que detém os direitos de transmissão dos desfiles do Carnaval Paulistano.
Em duas reuniões anteriores, a SP Turis procurou entender as posições das alas em que se dividiram as escolas de samba de São Paulo, com a expectativa de obter um acordo capaz de reunificar o Carnaval. Na primeira reunião, em 28 de abril, ouviu os argumentos de Thobias da Vai-Vai e demais representantes da Super Liga, sem obter nenhum sinal de possibilidade de acordo. Na semana seguinte, em 05 de maio, foi a vez de ouvir Sidnei Carrioullo e outros representantes da Liga Independente com o mesmo objetivo. A reunião terminou da mesma forma, sem apontar para o entendimento.
Diante da situação, a SP Turis decidiu organizar o
Carnaval tendo em vista a divisão, mesmo acreditando que, ao longo do tempo, poderá haver espaço para uma reunificação. "Antes a SP Turis falava com quatro entidades - Liga, UESP, Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos Blocos e Bandas do município de São Paulo (ABBC) e Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (ABASP) - agora, com a fundação da Super Liga, falará com cinco", disse uma fonte da empresa.
As negociações com as escolas, a respeito da distribuição de recursos, organização e regulamentos dos desfiles, estavam sendo feitas por meio de comitês. "Essa prática deverá ser mantida", disse a fonte da SP Turis.