17/01/2007
Tia Ciata recebe homenagem
São Paulo, 17 de janeiro - Tia Ciata a considerada "mãe do samba" será homenageada por duas escolas de samba do grupo Especial carioca. Na noite de segunda-feira (19/2), Acadêmicos do Salgueiro e Beija-Flor de Nilópolis se curvam diante da importância desta personagem histórica para o carnaval carioca.
A vermelha-e-branca da Tijuca, defende que Tia Ciata é uma descendente das Candaces, as rainhas africanas que dominaram o continente antes da era cristã e que dão título ao enredo do Salgueiro. Para os carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia, a história da mãe de santo, que viu nascer o samba em sua casa, inspirou a fantasia da ala das baianinhas.
Na Beija-Flor, a tia baiana é a incorporação imortal de Oxum, o orixá da beleza e do amor. No enredo "Áfricas: do berço real à corte brasiliana", a azul-e-branca vai encerrar seu desfile com um louvor, sobretudo, ao nascimento do samba.
"Vamos fazer uma reverência à Tia Ciata, que foi percussora de tantas pequenas Áfricas que existem no Brasil. O samba, que nasceu na casa dela, é um exemplo desse legado africano", diz o carnavalesco Alexandre Louzada, que integra a comissão de carnaval da escola.
Hilária Batista de Almeida, Tia Ciata promovia em sua casa festas freqüentadas por políticos, boêmios e músicos. Lá, foi criado o primeiro samba, "Pelo Telefone", de Donga e Mauro de Almeida. A Baiana Tia Ciata chegou ao Rio de Janeiro em 1876, participou da formação dos primeiros ranchos e faleceu em 1924.
Festa da Bateria no Império Lapeano - A escola de samba Império Lapeano realiza na próxima sexta-feira (19/01) a partir das 21h a Festa da Bateria. Atrações: Baterias da Unidos do Peruche e da X-9 Paulistana e atrações surpresas. Av Mofarrej, 471 - Vila Leopoldina.