São Paulo, 21 de Julho de 2011 - A Acadêmicos do Tucuruvi, vice-campeã do Carnaval 2011, será a sexta agremiação a entrar no Sambódromo paulistano na sexta-feira de carnaval, em 2012.
Hussein Abdo El Selam, o Sr. Jamil, presidente da agremiação, disse que apesar de não esperar essa colocação, ficou satisfeito. "É a primeira vez que a Tucuruvi será a penúltima escola a desfilar e, quem sabe, será a campeã", disse o dirigente.
O carnavalesco Wagner Santos também está confiante. "Independente do horário, a Tucuruvi fará um desfile maravilhoso e, com certeza, retornaremos no desfile das campeãs".
Com o enredo “O esplendor da África no reinado da folia”, a Tucuruvi vai homenagear os povos primitivos africanos. O carnavalesco Wagner Santos descreve o enredo como sendo “uma utopia, um retorno a um passado de liberdade, prosperidade e glória. Uma época de respeito à vida e à natureza. A África que se desenvolveu e brilhou sob os reflexos do sol, reluzindo nos seus diamantes e no ouro abundante de suas terras".
É uma oportunidade rara, diz ele, de revelar toda a exuberância de sua fauna e da sua flora e a diversidade cultural de seu povo. Também serão mostrados a fé e a religiosidade, a arte e o artesanato, a culinária e as manifestações culturais, como o Carnaval brasileiro. "São resultados das tradições trazidas pelos africanos e que serão mostradas em nosso desfile”, contou o carnavalesco.
Além da Tucuruvi, no dia 17 de fevereiro desfilam Camisa Verde e Branco (1ª), Império de Casa Verde (2ª), X-9 Paulistana (3ª), Vai-Vai (4ª), Rosas de Ouro (5ª) e Mancha Verde (7ª). No sábado, dia 18 de fevereiro, Dragões da Real abre os desfiles, seguida de Pérola Negra, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel e Tom Maior.