São Paulo, 30 de Novembro de 2010 - A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) vai comemorar o Dia do Samba, com vários eventos. A festa começa nesta quarta-feira e termina só na quinta-feira (02/12), com a eleição do Casal Cidadão 2011.
Como já aconteceu no ano passado, a UESP realiza a jornada de 24 horas "Vigília do Samba", na sede da entidade, que conta também com atividades na Escola de Samba Lavapés e no Bar Brahma.
Nesta 4ªF, ao meio dia, será inaugurado o Marco Zero do Samba, na Lavapés, com presença da bateria da anfitriã e pavilhões das filiadas da Matriz do Samba. A partir das 13h serão exibidos filmes e documentários sobre o samba. Entre eles, "Nossa Escola", "Oswaldinho", "Samba a Paulista", "Geraldo, o Filme", "Seu Nenê", "Natal da Portela", "Cartola", "Adoniran Barbosa 100 Anos".
A partir das 19h, a UESP realiza debate sobre o Samba e o Carnaval, discutindo aspectos antropológicos e sociológicos. A mesa será composta por T. Kaçula, Prof. Juarez Tadeu (Unicid), Luis Salles (SPTuris) e Simone Tobias. Às 23h haverá Sessão Solene para a posse de inauguração da Associação dos Sambistas e Comunidades de Samba de São Paulo, que agrega mais de 12 terreiros de Samba. À Meia Noite será acesa a vela, que dará inicio à tradicional Vigília do Samba, com roda de samba e a continuação da exibição dos documentários.
Às 6h da manhã, do Dia do Samba, terá a Alvorada com a presença dos Embaixadores e o ato ecumênico, na sede da UESP. O Bar Brahma, localizado no centro de São Paulo, abrirá as portas a partir das 18h, para apresentação do Grupo Musical da Embaixada do Samba e eleição do Cidadão e Cidadã Samba 2011. Os eventos na UESP são gratuitos, no Bar Brahma, a festa é restrita.