•       segunda, 25 de novembro de 2024
10/02/2013

Vila Maria mostra a Coreia

São 50 anos de presença no Brasil com cultura, tecnologia e economia próprias

 

Quinta escola a desfilar no sambódromo, a Unidos de Vila Maria contou e cantou em suas 25 alas a história da comunidade coreana e seus 50 anos de imigração. Uma das agremiações com maior número de integrantes (cerca de 4.500), e no embalo da bateria com 300 ritmistas, a escola encantou o público, já na madrugada.

Em seu quarto Carnaval pela Vila Maria, o carnavalesco Dickson disse acreditar no título neste ano. “Estou muito confiante, a comunidade estava bem entrosada.” Segundo Andrea Batesto, uma das integrantes do carro Pucca, que falava sobre a moda, os ensaios desde o começo do ano valeram a pena. “Foi muito prazeroso e muito alegre. Passou até rápido demais”, afirmou.

A história da comunidade coreana presente nas cinco alegorias envolveu desde a cultura, tecnologia, sem esquecer de guerras e lembrar a economia dos Tigres Asiáticos, até as artes marciais, futebol e moda do país. Fundada em 1954, a Unidos de Vila Maria, escola da zona norte paulistana, busca seu primeiro título no Grupo Especial.

Nino Prata, com informações da SPTuris