São Paulo, 24 de Abril de 2009 - A 5ª edição da Virada Cultural será realizada
nos dias 02 e 03 de maio. A grande festa da cidade paulistana, que oferece 24
horas ininterruptas de atrações gratuitas à população, começa às 18h de sábado
e só acaba por volta de 20h do domingo.
Centenas de atrações serão distribuídas pelo centro da cidade. A expectativa é que a 5ª Virada atraia mais de 3 milhões de pessoas, entre elas cerca de 330 mil turistas, para assistir as quase 800 atrações. Serão mais de cinco mil artistas apresentando shows dos mais diferentes gêneros musicais, danças de rua, espetáculos teatrais, circenses e cinema, em palcos montados em mais de 150 locais em toda a cidade. Além do Centro, acontecem apresentações em locais como o Centro Cultural São Paulo, os SESCs e os CÉUS.
Para dar conta de tantas atrações e público, serão adaptados mais de 30 locais na região central e cerca de 1,5 mil pessoas trabalhando no evento. Ao todo, 900 banheiros químicos serão instalados. Na área de segurança, a novidade é a instalação de uma central de emergência, contando com o apoio da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, segurança particular e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), entre outros.
Segundo Gilberto Kassab, prefeito da cidade, mesmo com a redução de investimentos, motivada pela crise econômica a qualidade do evento está assegurada. Em 2008 os recursos foram R$ 6,8 milhões; desta vez, serão R$ 5,05 milhões, disse o prefeito.
A Virada Cultural é um evento da Prefeitura de São Paulo, com realização da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a SPTuris, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Cultura e SESC-SP, além de vários parceiros voluntários.
O Samba na Virada