27/09/2007
Amebras abre centro profissionalizante na Cidade do Samba
São Paulo, 27 de setembro - A Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (AMEBRAS) vai ampliar seus projetos sociais voltados para o carnaval com a inauguração, nesta quinta-feira (27/09), do Centro Profissionalizante Carnaval e Cidadania- Armazém do Samba, na Cidade do Samba.
Financiado pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Banco do Brasil, o Armazém do Samba vai oferecer 20 cursos permanentes para qualificar jovens e adultos em especialidades como adereços, acessórios, cartonagem, estamparia, fantasias, decoração de carros alegóricos, entre outros.
Com quatro meses de duração, as oficinas serão mantidas em parceria com o Ministério do Trabalho, o Ministério da Educação e o Cefet. Os alunos aprovados serão automaticamente incluídos no "Banco de Profissionais do Carnaval", que será apresentado às escolas de samba e produtoras de eventos.
Outro recurso que vai auxiliar os alunos na busca por emprego será o "Telecentro de Informações e Negócios".
"Esse é um passo muito importante na profissionalização do carnaval carioca. Há uma carência de mão-de-obra qualificada no setor e o nosso objetivo é preparar as pessoas que precisam trabalhar", comenta a idealizadora do projeto e presidente da AMEBRAS, Célia Domingues.
No espaço, cedido pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) e pela Cidade do Samba, também funcionará um centro de informática comunitário. "Aqui teremos as instalações adequadas para a realização das oficinas", diz Célia Domingues. A AMEBRAS também promove cursos em 21 comunidades que ficam no entorno das escolas de samba.
As primeiras oficinas do Armazém do Carnaval começam no dia 8 de outubro. As vagas estão sendo preenchidas com os inscritos nos projetos da AMEBRAS.