31/07/2007
Carnaval da Mealhada em Portugal está em risco
São Paulo, 31 de julho - Aquele que é considerado um dos mais importantes Carnavais de rua em Portugal, pode não chegar a comemorar o seu 30.º aniversário no próximo ano. A Associação do Carnaval da Mealhada já ameaçou que não organiza os corsos e atribui a responsabilidade dessa decisão à Câmara Municipal.
Ao que o CM apurou junto do presidente da associação, Álvaro Miranda, "a autarquia recusou-se a assinar um protocolo em que ficasse escrito, preto no branco, qual o papel de cada uma das entidades e de que forma se repartiam os custos. Sem essa definição, a associação não tem capacidade para avançar com a organização contando apenas com o dinheiro dos ingressos".
Álvaro Miranda explica que "uma estrutura com o grau de profissionalismo e a dimensão que esta adquiriu tem que ter toda a programação pronta antes das férias de Verão", pelo que acrescenta: "Como a autarquia andou a protelar esta questão, não vejo que tenhamos já tempo para fazer alguma coisa".
A decisão de não sair à rua em 2008 está a gerar "grande tristeza" entre as escolas de samba e grupos carnavalescos que todos os anos empenham largas horas do seu tempo à organização dos dois corsos, que todos os anos contam com a presença de um famoso actor de telenovelas no Brasil para ser rei do `Carnaval mais brasileiro de Portugal'.