24/08/2007
Carnaval de Recife chega a Brasília, com Alceu Valença
São Paulo, 24 de agosto - O Carnaval Multicultural do Recife promete mostrar a autêntica folia pernambucana à capital da República, amanhã, a partir das 16h, no gramado da Funarte. O evento, gratuito, que será pontuado pelas apresentações do cantor e compositor Alceu Valença e do sexteto brasiliense Casa de Farinha, faz parte do Projeto 100 Anos do Frevo, que pretende mostrar a importância do que é mais do que um estilo musical, mas um extrato das raízes culturais genuinamente brasileiras.
Desde 2003, a Prefeitura de Recife tem trabalhado na difusão do Carnaval pernambucano na cidade de São Paulo. Em 2005, o projeto estendeu-se para o Rio de Janeiro. Agora, é a vez de Brasília entrar na rota da folia. "Brasília reúne brasileiros de todos os cantos. É uma cidade multicultural por natureza", define a coordenadora da iniciativa, Lygia Falcão. "Brasília não tem um Carnaval muito forte, mas sempre teve simpatia pelo Carnaval de Pernambuco, expressa pelos blocos de rua Galinho da Madrugada e Suvaco da Asa", completa.
Os dois blocos participarão do Carnaval Multicultural, além das agremiações pernambucanas Maracatu Piaba de Ouro e Maracatu Encanto da Alegria, da Frevioca - espécie de trio elétrico com orquestra de frevo - e os cantores Claudionor e Nono Germano.
O projeto já deu frutos. No dia 9 de fevereiro deste ano (mesma data em que o frevo completou seu primeiro centenário), o ritmo tornou-se patrimônio cultural e material do Brasil. No próximo ano, o Carnaval carioca também mergulha no estilo: o tema do samba-enredo da escola de samba Mangueira será o centenário do frevo.
Carnaval Multicultural do Recife em Brasília - Shows com Alceu Valença, Casa de Farinha e desfile de agremiações do Recife. Dia 25/8, a partir das 16h, no gramado do Complexo Cultural da Funarte (Eixo Monumental, entre a Torre de TV e o Clube do Choro). Acesso livre. Informações: 3322-5202.