24/09/2007
CD do grupo especial começa a ser gravado no dia 11
São Paulo, 24 de setembro - O CD dos sambas-enredo do Grupo Especial do Carnaval 2008, do Rio de janeiro, começa a ser gravado no dia 11 de outubro, na Companhia dos Técnicos, em Copacabana. A Unidos de Vila Isabel e a São Clemente serão as primeiras escolas a entrarem em estúdio.
Em sua 36º edição, o álbum será gravado nos mesmos moldes de 2007. De acordo diretor musical da Gravasamba, Zacarias Siqueira de Oliveira, a única diferença no CD de 2008 será o fim dos alusivos. "Este ano não teremos alusivos nos sambas. Estamos tendo muito problemas com Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), devido a direitos autorais.
Os alusivos em sua maiorias são sambas de outros compositores, que depois do samba gravado entram com ação no Ecad pedindo percentual nas vendas. Quantos aos recursos que vamos usar neste novo trabalho, só saberemos depois ouvirmos os sambas. Ao fazer a primeira audição e que criamos os efeitos que usaremos na faixa de cada samba", revelou Zacarias, que assina a direção do artística do CD, junto com Laíla e Jorge Cardoso.
Este ano, o CD será gravado em tempo recorde, já que no dia 12 de novembro a Liga Independente da Escolas de Samba faz festa na Cidade do Samba para lançar o álbum, que está previsto para chegar às lojas na segunda quinzena de novembro. (Notícia do galeria do samba).