16/08/2007
Cidade do Samba será recriada em Cabo Frio
São Paulo, 16 de agosto - A Cidade do Samba já começa a inspirar projetos semelhantes em outras cidades do estado do Rio de Janeiro. Representantes das escolas de samba de Cabo Frio estiveram nesta quarta na Zona Portuária para conhecerem o funcionamento do maior centro de produção de carros alegóricos e fantasias do mundo. Em setembro, Cabo Frio ganha a sua "cidade do samba", que será batizada Morada do Samba.
Os presidentes das agremiações de Cabo Frio foram recebidos pelo diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Elmo José dos Santos, pela coordenadora da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (AMEBRAS), Célia Domingues, e pelo diretor artístico da Cidade do Samba, Milton Cunha.
"Eles vieram ao Rio conhecer o funcionamento do complexo e dos projetos sociais que acontecem na Cidade do Samba", disse a coordenadora AMEBRAS, Célia Domingues, que ministrou palestra para os visitantes. Segundo Célia, os presidentes das escolas de samba de Cabo Frio também pretendem levar para o município as oficinas do projeto social "G.R.E.S- Unidos pela Cidadania", que capacita pessoas do entorno das escolas de samba do Rio para trabalharem nos barracões, suprindo a carência do setor. "Há carência de mão-de-obra especializada também fora do Rio. Vamos começar a exportar o projeto em outubro", disse Célia.
Implementado com o objetivo de capacitar jovens e adultos das comunidades do entorno das escolas de samba do Rio, o "G.R.E.S. Unidos pela Cidadania" oferece 18 oficinas gratuitas em 21 comunidades de baixa renda. Entre os cursos, há opções como adereço, customização, chapelaria, escultura, estamparia, fabricação de instrumentos, dança, maquiagem e bordado.