11/09/2007
“Cultura é dinheiro e não frescura” afirma empresário
São Paulo, 11 de setembro - "Cultura é dinheiro e não frescura", afirma um dos publicitários mais renomados do país, o baiano Nizan Guanaes. Acionista majoritário do YPY (maior grupo de comunicação mercadológico de capital nacional), o empresário abriu o ciclo de palestras do Conexão Bahia XXI - Diálogo com Grandes Líderes, realizado nessa segunda-feira (10) no Teatro Castro Alves, falando sobre a sua visão estratégica para a Bahia. Ele acredita que o estado precisa disciplinar suas ações voltadas à cultura, além de ter uma visão industrial e internacional do setor.
Guanaes apontou o Carnaval como um dos maiores impulsionadores econômicos do estado. Porém, ele acredita que o festejo popular ainda arrecada muito pouco. "Algumas pessoas acham que sou contra o Carnaval, mas acho que a nossa cultura não se resume a isso. O DNA da Bahia não está no axé e sim na música", afirma, confirmando a sua participação no processo de licitação para comercializar a maior festa de rua da América Latina em 2008. Melhorar os hotéis, investir nos museus, qualificar os profissionais e captar recursos privados são algumas das soluções estratégicas apontadas pelo empresário.
Outro ponto indicado por Guanaes é que o estado tem uma indústria muito forte no entretenimento e no turismo, mas precisa ter um calendário de eventos que não se resuma apenas ao Verão. "A cultura da Bahia hoje é o cacau de ontem", compara o publicitário, relatando que para alavancar o mercado cultural no estado é necessário investir desde a educação infantil, implantando aulas de inglês e espanhol. "A Bahia tem que sair da história do berimbau e axé e falar também da sua história, literatura", declara.
Realizado pela Roma Interconex e pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil - Bahia (Amcham - Bahia), o Conexão Bahia XXI tem como objetivo reunir grandes líderes em diversas áreas de atuação, convidados a compartilhar experiências que possam contribuir para o desenvolvimento do estado.
O evento foi destinado a profissionais e estudantes. "Nossa finalidade é trazer uma série de encontros com lideranças empresariais que possam falar sobre visões estratégicas", afirma o diretor executivo da Amcham - Bahia, Cláudio Cardoso. (noticia do Correio da Bahia)