São Paulo, 02 de Dezembro de 2009 - A sambista Ircéia Pagodinho, irmã de Zeca, será a principal atração do evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba. A festa começa as 18h, na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí.
Além do show, várias atividades voltadas para a história do samba integram a programação. O grupo Chapéu Palhinha abre o evento e promete tocar o melhor do samba.
O evento contará ainda, com exposição de instrumentos musicais, fotografias de carnavais, exibição de documentários, cedidos pelo Centro Cultural Cartola, entre eles “Matrizes do Samba no Rio de Janeiro" e “Beth Carvalho canta o samba da Bahia”.
Casais de mestre-sala e porta-bandeira, e porta-estandarte da escola de samba Manoel Dionísio do Estado do Rio se apresentam na festa, além do Bloco Ai Vovó e chorões do Chorando Baixinho da Escola de Música Villa-Lobos.
Na ocasião, será entregue o Troféu Sérgio Soares 2009, aos sambistas que se consagraram em Itaboraí e que se empenham pela sobrevivência da tradição cultural na cidade.
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, no Centro. A entrada é franca.