28/11/2007

Diáspora quer criar Escola de Carnaval

São Paulo, 28 de novembro - A comunidade açoriana radicada na cidade de Pawtucket, em Rhode Island, nos Estados Unidos, quer uma Escola de Carnaval para ensinar, motivar e perpetuar a arte teatral do Entrudo terceirense. Esta e outras aspirações surgem do primeiro Congresso Internacional do Carnaval, promovido pelo Centro Comunitário do Grupo de Amigos da Ilha Terceira. Criar uma Escola de Carnaval "onde possam ser ministrados conhecimentos a tocadores de pandeiro, puxadores, coreógrafos, ensaiadores, actores e, sobretudo, onde possam ser ensinados conhecimentos de representação teatral" - é um dos principais objectivos que o Grupo de Amigos da Ilha Terceira de Pawtucket, em Rhode Island, nos Estados Unidos da América, quer implementar. Trata-se de uma das principais conclusões saída do primeiro Congresso Internacional do Carnaval, promovido pelo Centro Comunitário do Grupo de Amigos da Ilha Terceira, decorrido no início de Setembro deste ano. "As danças e bailinhos na ilha Terceira e nos espaços da diáspora açoriana, nomeadamente Estados da Costa Leste e Califórnia (Estados Unidos) e Canadá, são a expressão do que há de mais genuíno em tenros de representação do teatro popular", referem os promotores em nota informativa entregue ao jornal "a União". "As danças e bailinhos de Carnaval têm raízes muito profundas, que é necessário pesquisar as fontes e as vertentes que mergulham na História das Ilhas, de Portugal, da Europa e do resto do Mundo, provando a sua universalidade", reforçam. Respeitar Carnaval - O Grupo de Amigos da Terceira quer sugerir à Direcção do Museu de Carnaval da Terceira "a realização de um dos próximos e futuros Colóquios, de forma a assegurar o estudo e satisfação dos principais problemas que afectam a realização de danças e bailinhos na Terceira e nos espaços da diáspora". A meta primordial é "incentivar os criadores de danças e bailinhos para que respeitem as regras essenciais dos textos, nomeadamente, a rima, e procurem melhorar o nível literário e artístico dos seus textos".